Metodologia SENAI para formação profissional com base em competências:um estudo de caso sobre a implantação deste método no departamento regional do SENAI de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.309Palavras-chave:
Formação profissional, Metodologia baseada em competências, Perfil profissional, Desenho curricular, Prática pedagógicaResumo
Este artigo busca identificar quais as estratégias, decorrentes da implantação da metodologia SENAI de formação profissional com base em competências, contribuem de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do SENAI/SC. Neste sentido, foram identificadas as principais estratégias empregadas pela instituição, os resultados alcançados a partir da implementação das estratégias mais relevantes, e as contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. O estudo consiste em uma pesquisa cuja abordagem é descritiva e de enfoque qualitativo na forma de estudo de caso. Foi possível constatar que a instituição adota ações de implementação da metodologia desde 1999 e que muitos programas corporativos são decorrentes desta implementação, tais como: Programa Conexão, Programa Educação em Movimento, e Academia SENAI. Destaca-se também um número expressivo de eventos e capacitações oferecidas pela instituição para os colaboradores. Portanto, conclui-se que a implementação da metodologia SENAI de formação profissional com base em competências passa pelo desenvolvimento de ações que visama criação de uma cultura focada no desenvolvimento de competências para toda a instituição.
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