Sistema de gestão e metodologia com base em competências: ressignificando a atuação docente
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.334Palavras-chave:
Sistema de gestão, Competências, Atuação docenteResumo
O artigo pretende mostrar como a utilização de duas metodologias diferentes exige um novo papel para os professores. O objetivo é articular uma metodologia de planejamento com uma metodologia pedagógica baseada na competência. A referência é a PDCA, por quanto concerne o planejamento, e educação baseada em competências. Esta nova forma de ensino, que por sinal, está sendo adotada em vários países para lidar com um novo perfil de estudantes e uma nova exigência do mundo do trabalho e com o advento de novas tecnologias da informação e da comunicação, exige um novo posicionamento dos professores. O professor deve abandonar a idéia de que ele é a principal fonte de conhecimento e que ele é o responsável para transmitir o seu conhecimento para o aluno. Sua nova posição é a de ser o mediador entre o aluno e o conhecimento. Para assumir esta nova posição ele tem funções diferentes para desempenhar, como:definir as competências, planejar tarefas através das quais as competências serão desenvolvidas pelos alunos, verificar a efetiva apropriação de competências e planejar novas tarefas quando a competência adequada não foi desenvolvida. Um estudo de caso é apresentado brevemente o que mostra uma melhoria significativa no desempenho dos alunos em termos de conhecimentos, habilidades e competências sociais que mostram a pertinência do modelo adotado.
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