O canal de marketing configurado pelas centrais de compra

Autores

  • Aline Lourenço de Oliveira UNIFAL
  • Cleber Carvalho de Castro Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v7i2.362

Palavras-chave:

Canal de Marketing. Varejo. Central de Compra.

Resumo

O setor varejista tem constituído Centrais de Compras (CCs) com a intenção de conseguirem melhores condições de negociação. Este é um formato associativista, que busca se posicionar no canal de marketing entre os varejistas e os atacadistas ou fabricantes. Criadas com o objetivo de aumentar a competitividade das empresas parceiras, as CCs proporcionam aos varejistas representatividade no canal de marketing frente aos demais agentes. Dessa forma, o pressuposto deste estudo é que as CCs estão promovendo mudanças nos relacionamentos dos agentes que integram o canal de marketing. Por meio de uma revisão bibliográfica, este trabalho busca refletir sobre a presença das CCs no canal de marketing, identificadas como um novo agente que passa a integrar e influenciar sua atuação.

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Biografia do Autor

Aline Lourenço de Oliveira, UNIFAL

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), especialização em Gestão de Micro e Pequenas Empresas e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é professora na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), campus Varginha, e doutoranda em Administração na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tem experiência como professora, pesquisadora e consultora na área de Administração. Os principais temas de interesse são: Ensino e Pesquisa em Administração, Teoria das Organizações, Administração Pública, Redes Organizacionais e Teoria da Complexidade

Cleber Carvalho de Castro, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA) no período de 2008 a 2010, Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação em 2011 e Coordenador de Projetos do Centro de Educação a Distância (CEAD) no período de 2011 a 2012, além de ter atuado como professor em diversas instituições no Paraná (Unioeste, Univel, Unipar e Unifoz) e Rio Grande do Sul (Unisinos) e coordenador do Curso de Administração na Univel por 3 anos. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Lavras, líder do Grupo de Estudos em Redes, Estratégia e Inovação (GEREI), cadastrado no diretório do CNPq, orientador de Mestrado e Doutorado em Administração, pesquisador da FAPEMIG e CAPES (Líder do Projeto Pró-Administração que envolve quatro instituições), Coordenador Institucional da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e consultor ad hoc para Avaliação Institucional e de Cursos Superiores do Ministério da Educação. Tem experiência como professor, pesquisador, gestor educacional e consultor na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Redes de organizações, Cluster, Arranjo Produtivo Local (APL), agronegócio e gestão da tecnologia e inovação

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Publicado

2014-11-20

Como Citar

Oliveira, A. L. de, & Castro, C. C. de. (2014). O canal de marketing configurado pelas centrais de compra. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 7(2), 143–154. https://doi.org/10.18624/e-tech.v7i2.362