Pedagogia das competências na educação profissional: contribuições da formação continuada para saberes e competência docente
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.393Palavras-chave:
Professor, Formação Continuada, Saberes, CompetênciaResumo
A questão da profissionalização docente e a temática dos “saberes pedagógicos” é uma polêmica nas esferas educacionais no mundo, tendo suscitado debates acadêmicos e políticos que ainda não nos apresentam respostas assertivas acerca do processo de formação do docente da educação profissional. Nesse sentido, a problemática que mobilizou o desenvolvimento deste trabalho consiste em investigar quais são as contribuições da formação continuada para o exercício da docência, em uma abordagem por competências na educação profissional. Para o desenvolvimento desse trabalho de pesquisa, foram utilizados pressupostos teóricos de autores que investigam a formação dos saberes docente. Utilizou-se, também, a pesquisa de campo com professores que haviam participado de algum programa de formação continuada, por meio de um questionário composto de perguntas abertas e fechadas. Os professores pesquisados apontam contribuições da formação continuada para a sua prática docente, sendo possível verificar a influência positiva da primeira sobre a segunda.
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