Tecnologias para a modalidade EaD: um estudo no cenário educacional atual
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.444Palavras-chave:
Tecnologias. Educação a Distância. Mediação.Resumo
O uso das tecnologias, em geral, cria novas relações e novas maneiras de aprender e de pensar, que transformam o mundo em uma espécie de grande aldeia interconectada. Estamos organizados em rede, com amplas teias de relações sociais que aumentam significativamente a exigência de diálogo, participação, cooperação e colaboração. Na educação a distância, é importante estabelecer recursos e procedimentos metodológicos para o diálogo educativo entre os envolvidos. Nesse contexto, as tecnologias podem dar suporte a uma prática de EaD aberta, interativa, participativa, abrindo espaço para novas relações, materiais, contextos, conteúdos. As potencialidades das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na EaD têm como eixo a construção do saber, modificando, assim, o paradigma que define o conhecimento como estado e não como processo. Tal transição rompe a dependência do aluno com o professor: este se tornando orientador e acompanhante no percurso das investigações e elaborações individuais e coletivas daquele. Nesse contexto, as tecnologias proporcionam as ferramentas, a aplicação de métodos e os ambientes necessários à mediação entre instituição, alunos e professores, possibilitando a formação de conhecimento, de habilidades e de atitudes. Fomenta, assim, na educação corporativa a evolução profissional/pessoal do trabalhador, visando à excelência e competitividade da Indústria.Downloads
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Publicado
2014-12-12
Como Citar
Sánchez, A. V. (2014). Tecnologias para a modalidade EaD: um estudo no cenário educacional atual. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 71–104. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.444
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Em Foco
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