Tecnologias para a modalidade EaD: um estudo no cenário educacional atual

Autores/as

  • Angela Vergara Sánchez SENAI/SC - Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.444

Palabras clave:

Tecnologias. Educação a Distância. Mediação.

Resumen

O uso das tecnologias, em geral, cria novas relações e novas maneiras de aprender e de pensar, que transformam o mundo em uma espécie de grande aldeia interconectada. Estamos organizados em rede, com amplas teias de relações sociais que aumentam significativamente a exigência de diálogo, participação, cooperação e colaboração. Na educação a distância, é importante estabelecer recursos e procedimentos metodológicos para o diálogo educativo entre os envolvidos. Nesse contexto, as tecnologias podem dar suporte a uma prática de EaD aberta, interativa, participativa, abrindo espaço para novas relações, materiais, contextos, conteúdos. As potencialidades das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na EaD têm como eixo a construção do saber, modificando, assim, o paradigma que define o conhecimento como estado e não como processo. Tal transição rompe a dependência do aluno com o professor: este se tornando orientador e acompanhante no percurso das investigações e elaborações individuais e coletivas daquele. Nesse contexto, as tecnologias proporcionam as ferramentas, a aplicação de métodos e os ambientes necessários à mediação entre instituição, alunos e professores, possibilitando a formação de conhecimento, de habilidades e de atitudes. Fomenta, assim, na educação corporativa a evolução profissional/pessoal do trabalhador, visando à excelência e competitividade da Indústria.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Angela Vergara Sánchez, SENAI/SC - Florianópolis

Especialista em Educação a Distância na Unidade do SENAI/SC em Florianópolis. Bacharel em Administração de Empresas, e Pós-graduanda em Educação à Distância pela AVM. Possui sete anos de experiência em EaD na instituição, na realização de cursos, na prospecção e no apoio ao desenvolvimento de recursos didáticos. Executa práticas profissionais sistemáticas em busca de novas tendências mundiais para a EaD e participação ativa nas estratégias tecnológico-educacionais da modalidade na instituição.

Publicado

2014-12-12

Cómo citar

Sánchez, A. V. (2014). Tecnologias para a modalidade EaD: um estudo no cenário educacional atual. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 71–104. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.444