Identificação dos recursos estratégicos geradores de vantagem competitiva: um estudo de caso no setor rodoviário
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v9i1.553Palavras-chave:
Recursos Estratégicos. Vantagem Competitiva. Setor Rodoviário.Resumo
Embora a abordagem do posicionamento estratégico seja a mais referenciada ao tratar-se de vantagem competitiva, autores chamam atenção para a Resource Based View, que valoriza recursos internos - físicos, financeiros, individuais, organizacionais. O modelo VRIO contribui para identificação desses recursos, analisando-os segundo seu valor, raridade, imitabilidade e organização. Utilizando-se o modelo VRIO, este estudo de caso objetivou identificar e analisar se recursos de novas plantas industriais de duas empresas do setor de implementos rodoferroviários contribuem para obtenção de vantagem competitiva. Identificou-se que, em uma das empresas, a vantagem decorre de recursos organizacionais, enquanto que na outra, provém de recursos físicos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-29
Como Citar
Andrade, S. F., Carraro, I. R., Bastos Neto, G., & Malafaia, G. C. (2016). Identificação dos recursos estratégicos geradores de vantagem competitiva: um estudo de caso no setor rodoviário. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 9(1), 88–109. https://doi.org/10.18624/e-tech.v9i1.553
Edição
Seção
Metalmecânica e processos industriais
Licença
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada à revista. A licença permite o uso comercial.