Gestão de pessoas em empresas de serviços de alimentação

ênfase na motivação e liderança para obtenção da qualidade e segegurança dos alimentos

Autores

  • Lastenia Fonseca Vicente Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (SESC/DF)

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v2i1.57

Palavras-chave:

Gestão de pessoas, Liderança, Segurança de alimentos

Resumo

O presente trabalho propõe caracterizar a gestão de pessoas em setores de alimentação, visando correlacionar liderança e motivação com as implicações dos processos de segurança de alimentos refletidas na qualidade do produto final. Foi utilizada a aplicação de formulário. A amostra do estudo foi constituída por 84 colaboradores e 80 respondentes efetivos, atuantes em três empresas de diferentes segmentos na produção de alimentos, no Distrito Federal. Os resultados demonstraram que há coerência entre o perfil de liderança e o papel desempenhado pela equipe, predominando os aspectos voltados à comunicação, acessibilidade, capacitação e oportunidades de melhoria. As três empresas, alvos do estudo, apresentaram diferentes tipos de liderança e respectivos status no mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lastenia Fonseca Vicente, Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (SESC/DF)

MBA em Gestão para Alimentos Seguros com grau de especialista. Conferência Nacional das Indústrias – CNI e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SC, 2008. Certificação em Segurança Alimentar - Construindo Capacidades em Segurança Alimentar no Brasil - Centre for Studies in Food Security – Ryerson University. Apoio: Canadian International Development Agency (CIDA) e Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), 2008. Pós-Graduação Lato Sensu: Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância Alimentar e Nutricional: Diagnóstico Nutricional na Atenção Básica. Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública, 2006. Graduação: Nutricionista. Curso de Nutrição. Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde Universidade São Judas Tadeu, 1999.

Downloads

Publicado

2009-06-05

Como Citar

Vicente, L. F. (2009). Gestão de pessoas em empresas de serviços de alimentação: ênfase na motivação e liderança para obtenção da qualidade e segegurança dos alimentos. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 2(1), 66–80. https://doi.org/10.18624/e-tech.v2i1.57

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa