Design centrado no usuário e o projeto de soluções educacionais
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.615Palavras-chave:
Design centrado no usuário. Projetos educacionais. Tecnologias da informação e comunicação.Resumo
O design centrado no usuário é uma abordagem de desenvolvimento de soluções que foca na geração de produtos bem adaptados às características e necessidades dos usuários, que sejam fáceis de usar e úteis. A sua aplicação pode ser uma alternativa para aumentar a qualidade dos produtos educacionais digitais, pois muitos ainda são criados com limitações pedagógicas e não aproveitam todo o potencial das novas tecnologias. Este artigo apresenta uma análise e reflexões sobre a utilização do design centrado no usuário no desenvolvimento de soluções educacionais, suas potencialidades, seus limites e suas aplicações. Um caso de produto educacional desenvolvido dentro da abordagem do design centrado no usuário é apresentado para possibilitar ao leitor uma compreensão desta abordagem, assim como os benefícios que as interações com os usuários trouxeram para o projeto. O caso de exemplo destaca a obtenção de requisitos alinhados às práticas pedagógicas e ao ambiente escolar, identificação das rotinas escolares e suas implicações no uso da solução, e a inclusão dos professores no processo iterativo de criação e evolução do conceito do produto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-05-15
Como Citar
Souza, C. B. C. de, & Savi, R. (2015). Design centrado no usuário e o projeto de soluções educacionais. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 33–52. https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.615
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada à revista. A licença permite o uso comercial.