Inovação e design na trajetória de empresas longevas
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.674Palavras-chave:
Design. Inovação. Gestão de Design. Longevidade Organizacional. Ciclos Organizacionais.Resumo
A inovação tem sido uma meta a ser perseguida no mundo dos negócios. Novos empreendimentos estão sendo criados tendo a inovação como parte da estrutura central de suas estratégias. A cultura do design como uma ferramenta para alcançá-la, no entanto, tem encontrado dificuldades para se estabelecer em empresas tradicionais, onde modelos de gestão focados na eficiência adquirida após uma longa trajetória de sucesso dificulta, muitas vezes, que o processo inovador possa acontecer e alcançar resultados favoráveis. Este artigo propõe uma leitura, a partir do levantamento de alguns conceitos das áreas de design, inovação, gestão de design e de ciclos organizacionais, de como a inserção da gestão de design pode contribuir na adoção de estratégias que permitiram o reposicionamento de empresas consideradas “longevas”, expandindo a sua atuação no mercado a partir de ações caracterizadas pela inovação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-05-15
Como Citar
Pellizzoni, R. C., & Fialho, F. A. P. (2015). Inovação e design na trajetória de empresas longevas. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 107–118. https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.674
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada à revista. A licença permite o uso comercial.