Startups fintechs

uma análise a partir do radar da inovação

Autores

  • Vanessa Onzi Centro Universitário UnifTec
  • Priscila Nesello Universidade de Caxias do Sul
  • Cassiane Chais Universidade de Caxias do Sul
  • Paula Patrícia Ganzer Universidade de Caxias do Sul
  • Adrieli Alves Pereira Radaelli Universidade de Caxias do Sul
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v10i2.935

Palavras-chave:

Fintechs, Startups, Radar da Inovação, Tecnologia

Resumo

No mundo globalizado onde a busca pela diferenciação e competitividade são essenciais, a inovação torna-se um elemento fundamental. No desenvolvimento das inovações até a constante utilização da tecnologia houve um incentivo às transformações nos modelos de negócios atuais. O sistema financeiro atrelado aos bancos também sofreu mudanças, com as influências das startups fintechs, que são inovações na área de serviços financeiros focados nas necessidades dos usuários. Com as constantes mudanças e disseminação da inovação, tecnologia e informação, se faz necessário compreender os recursos que estão à disposição das pessoas. O objetivo foi analisar as inovações que a fintech Nubank trouxe ao mercado financeiro nas dimensões ofertas, clientes, experiência dos clientes, processos e marca. A Nubank foi escolhida por ser a mais inovadora fintech do Brasil, de acordo com a pesquisa da KPMG (2016). Para a realização deste estudo e tendo em vista o objetivo proposto, foi utilizada metodologia qualitativa bibliográfica. Os resultados indicam que as fintechs trouxeram inovações radicais ao mercado, atendendo às expectativas dos clientes, instigando a imitação de outras instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Onzi, Centro Universitário UnifTec

Economista com registro no CORECON, formada pela Universidade de Caxias do Sul - RS. Especialista em Gestão Empresarial pela UNIFTEC - RS e MBA em andamento na área de Gestão de Controladoria e Finanças. Possui ex-periência na área financeira, avaliação e consultoria empresarial e hoje atua no mercado financeiro de Fusões e Aquisições. Possui estudos e se dedica à área de Economia e Inovação.

Priscila Nesello, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Administração na Universidade de Caxias do Sul e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS. Mestra em Administração pela Universidade de Caxias do Sul - RS. MBA em Administração da Tecnologia da Informação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Certificada CSM (Certified Scrum Master) pela Scrum Alliance e certificada PMP (Project Management Professional) pelo PMI. Professora e pesquisadora em gestão es-tratégica da informação e mercados de conhecimento. Gerente de projetos com experiência em processos de negócio e sistemas de informação.

Cassiane Chais, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Administração na Universidade de Caxias do Sul e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Bolsista PROSUP/CAPES. Doutoranda em Administração na Universidade de Caxias do Sul. Mestra em Administração pela Universidade de Caxias do Sul - RS. Especialista em Gestão Secretarial pela Universidade de Passo Fundo - RS. Secretária Executiva pela Universidade de Passo Fundo - RS. Pesquisadora na área de Inovação e Competitividade, com atuação no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade.

Paula Patrícia Ganzer, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Administração pela Universidade de Caxias do Sul e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS. Mestra em Administração pela Universidade de Caxias do Sul - RS. Mestra em Administração pela Universidade de Caxias do Sul - RS. Graduada em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF - RS. Pesquisadora na área de Inovação e Competitividade, com atuação no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade.

Adrieli Alves Pereira Radaelli, Universidade de Caxias do Sul

Bolsista PROSUP/CAPES. Doutoranda em Administração na Universidade de Caxias do Sul - RS. Mestra em Administração pela Universidade de Caxias do Sul - RS. Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul - RS. Pesquisadora na área de Inovação e Competitividade, com atuação no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade. Experiência na área de Inovação, Empreendedorismo, Economia e Economia Brasileira.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul

Bolsista do CNPq/Brasil. Doutor em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya. Mestre em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha. Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Professor da Universidade de Caxias do Sul – RS. Pesquisador na área de Inovação e Competitividade, com atuação no Grupo de Pesquisa NIES – Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

Onzi, V., Nesello, P., Chais, C., Ganzer, P. P., Radaelli, A. A. P., & Munhoz Olea, P. (2017). Startups fintechs: uma análise a partir do radar da inovação. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 10(1), 3–21. https://doi.org/10.18624/e-tech.v10i2.935