Comunicação interna como instrumento de gestão
uma análise no Colégio Pedro II
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v11i1.990Resumo
O presente trabalho desenvolveu-se com o objetivo de analisar a comunicação interna uma tradicional Instituição Pública Federal de Ensino, o Colégio Pedro II, localizada no RJ, com intuito de identificar as dificuldades principais e apresentar possíveis ações de melhoria para as práticas de comunicação. A pesquisa pode ser classificada como exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa e utilizando como fonte de dados um questionário. Como resultado do estudo, foi apresentado um diagnóstico da realidade da instituição e um com plano detalhado de comunicação interna. Os dados demonstraram que a comunicação acontece com qualidade quando ela é praticada entre os pares e entre gestores e subordinados, mas com relação aos setores e a comunicação da instituição existe uma grande insatisfação. A pesquisa também apontou que organização precisa ter um sistema de diálogo e de participação com intuito de estimular a troca de informações entre os diversos níveis. Este estudo contribuiu para um melhor entendimento de que a comunicação interna fomenta a gestão, mas é necessário que organização tenha a comunicação inserida no seu planejamento estratégico com políticas bem definidas e consolidadas, facilitando a compreensão dos processos e a sinergia de esforços. É imprescindível que os gestores compreendam que a comunicação interna precisa ser gerenciada estrategicamente antes de propor quaisquer ações, pois a ineficácia desta pode representar o fracasso de todo processo.Downloads
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Publicado
2018-12-20
Como Citar
Rosa, C. C. da, & Rosa Bergiante, N. C. (2018). Comunicação interna como instrumento de gestão: uma análise no Colégio Pedro II. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 11(1), 107–120. https://doi.org/10.18624/e-tech.v11i1.990
Edição
Seção
Artigos
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