Um relato sobre os pilares tecnológicos envolvendo a simulação e a realidade aumentada no aspecto da indústria 4.0 nas organizações
DOI:
https://doi.org/10.18624/etech.v15i1.1184Keywords:
Indústria 4.0; simulação; Realidade Aumentada; qualitativo genérico.Abstract
Este artigo tem como objetivo propor um framework para mapeamento e implementação da simulação e RA com foco na Indústria 4.0. Como método, utilizou-se a pesquisa qualitativa genérica. Quanto a coletas dos dados, foram utilizadas entrevistas com profissionais das áreas de Engenharia de Produto e Processos. Deste modo, investigaram-se esses profissionais e suas percepções sobre o tema pesquisado. Como técnica de exame dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo com o apoio de software Weft QDA. Os resultados apontam que a qualificação da mão de obra, na Quarta Revolução Industrial, deve ser contínua e polivalente. Esse profissional deve ter habilidades transversais que vão além da acadêmica. O impacto social será a mudança na estrutura dos empregos, haverá um ambiente de trabalho menos insalubre. O impacto econômico refletirá na diminuição dos custos e tempos de produção, trazendo um valor agregado a produtos e serviços. A aplicação da simulação nas empresas é mais usual e a realidade aumentada está em fase embrionária nas grandes empresas. A perspectiva futura das tecnologias 4.0 traz uma visão na qual a simulação e RA estão em interconexão com máquinas e processos, gerando, em tempo real, dados armazenados em nuvem, apoiando as tomadas de decisão nas organizações.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada à revista. A licença permite o uso comercial.