APPLICATION OF THE RULA METHOD FOR ERGONOMIC ANALYSIS OF A SUPPLY CHAIN AND PURCHASING MANAGEMENT DEPARTMENT: CASE STUDY IN A THERMOPLASTIC MATERIALS COMPANY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18624/etech.v16i1.1295

Abstract

According to the current scenario, companies are increasingly concerned about the health of their employees. In this context, the purpose of the described article is to apply the rula method for ergonomic analysis of a supply chain and purchasing management department, in a thermoplastic materials company. A case study was carried out, which allowed identifying situations in the supply chain and purchasing management department. These situations involved manual activities with involved postures and those related to heavy materials, resulting in reduced productivity and increased rates of absence due to work-related illnesses. The RULA method used consists of postural analysis of the lower and upper limbs. The activity made it possible to verify each activity carried out by the employee, making it possible to identify the angulations performed at each stage, so the values ​​were inserted in the tables referring to the RULA method, obtaining the ergonomic level in the supply chain and purchasing management department. The results obtained when applying the method are classified at level 4, where there is a need for immediate actions in the department studied, as working conditions already affect the employee's health. According to the score obtained, a set of actions was proposed for immediate correction in the supply chain and purchasing management department.

Keywords: Correction actions; Ergonomic analysis; RULA method.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Álvaro Paz Graziani, Centro Universitário UniSenai - Campus Joinville - SC.

Experiência de 36 anos na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção. Atuação na gestão industrial de empresas líderes nos mercados moveleiro, metal-mecânico, alimentício e de plásticos. Experiência em gestão de projetos para implantação e modernização de diversas fábricas no Brasil, Argentina, Chile e Paraguai. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), especialização em Engenharia de Produção pela UDESC (1992), mestrado em Administração de Negócios pela Universidade de Cardiff, Reino Unido (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela UniSociesc (2012), especialização em Metodologia e Didática do Ensino pela UniSociesc (2013), Teaching and Learning in High Education pela Universidade de Tampere, Finlândia (2018), Teaching the Teachers pela Universidade de Tampere, Finlândia (2019) e especialização em Formação de Educadores pela Universidade São Judas Tadeu (2019). Atua desde 2008 como professor titular das disciplinas de Sistemas de Produção, Gestão de Produção e Planejamento e Controle de Produção nos cursos de engenharia e tecnologia. Professor de disciplinas híbridas e digitais do Grupo Ânima. Professor executivo da FGV. Pesquisador do Instituto Anima. Membro do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante do curso de Engenharia de Produção da UniSociesc.

Sebastiam Johann Batista Perini, Centro Universitário UniSenai - Campus Joinville - SC.

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR (2009), pós-graduação em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Tecnologia Assessoritec (2014), pós-graduação em Tecnologia e Educação à Distância pela UNIDOM (2019) e mestrado em Engenharia de Processos pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2016). Possui experiência na área de Engenharia de Produção, Inovação, Tratamento de Efluentes, Resíduos Industriais e Gestão de Ensino. Atualmente é coordenador dos cursos de pós-graduação da Faculdade SENAI. Avaliador Institucional e de Cursos do INEP/MEC. 

Marcelo Teixeira dos Santos, Centro Universitário UniSenai - Campus Joinville - SC.

Graduação foi pela Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade do Estado de Santa Catarina (1989), obtive o título de Mestre em Engenharia Mecânica (1994) e o título de Doutorado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1998). De 2013 à 2014 coordenei o programa de mestrado em engenharia mecânica da UNISOCIESC - Centro Universitário SOCIESC.De 2013 à 2016 coordenei a graduação em engenharia mecânica da UNISOCIESC.Fui diretor de operações da BRASILMATICS - Brasil Automatics Automação e Tecnologia Ltda. entre os anos de 2006 a 2014.A partir de 2017 assumi a Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento da UNISOCIESC até novembro quando passei a dirigir o Campus das unidades de Balneário Camboriú e Itajaí até 2019.De 2019 a 2020 asociei-me a GCRFinance, a qual tem como negócio a construção de portfólios de projetos financeiros para o desenvolvimento dos países emergentes por meio de bancos de fomento, entre eles o BNDES, IFC e Banco Mundial.Em Setembro de 2019 passo a liderar o projeto FERRAMENTARIA 4.0 da GENERAL MOTORS em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser fomentado para a EMBRAPII. A partir de Outubro de 2021 assumo a coordenação do Instituto SENAI de Inovação em Processamento a Laser até Dezembro de 2022. Em Janeiro de 2023 assumo a gerencia do campus do UNISENAI em Joinville, SC, com a operação dos cursos de graduação, pós graduação, projetos de pesquisa e inovação e extensão. Em 2020, durante a pandemia do COVID19, liderei o projeto para o desenvolvimento da cadeia de fornecedores para as empresas construtoras de respiradores artificiais, em que a produção nacional nesse período aumentou em dez vezes, além da nacionalização de componentes estratégicos para a construção desse equipamento. Na área da extensão comunitária desenvolvi atividades na direção financeira da Fundação Pró-Rim, Joinville -SC, e desde 2015 estou como Presidente do Conselho Curador. Tenho experiência na área de Inteligência Artificial aplicada a processos de manufatura, engenharia de Fabricação, Projetos e Produção, com ênfase no Gerenciamento de Projetos de transferência de tecnologia para a indústria. Atuo nos seguintes temas: qualidade produtividade, projeto de dimensionamento e monitoramento de sistemas produtivos, projeto e seleção máquinas e equipamentos para ensaio e processamento de materiais, desenvolvimento de algoritmos e sistemas baseados em inteligência artificial. Por dez anos participei e coordenei projetos internacionais de transferência de tecnologia nessas áreas. Atualmente sou especialista em tecnologias voltadas a transformação digital da indústria e para a área da educação superior e profissionalizante.

Ismael José Secco, Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura.

Mestrando em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catariana, atua a mais de 10 anos na área de projetos mecânicos com ênfase em projetos de máquinas especiais para os mais diversos seguimentos industriais, possui pós graduação em liderança e desenvolvimento de pessoas, atualmente é coordenador de Inovação no Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura, ligado diretamente na área de inovação com projetos de robótica para indústria de óleo e gás, Mobilidade Elétrica e Processos de Usinagem.

Published

2023-12-28

How to Cite

Andrade, A. L., Graziani, Álvaro P. ., Perini, S. J. B., Santos, M. T. dos ., & Secco, I. J. . (2023). APPLICATION OF THE RULA METHOD FOR ERGONOMIC ANALYSIS OF A SUPPLY CHAIN AND PURCHASING MANAGEMENT DEPARTMENT: CASE STUDY IN A THERMOPLASTIC MATERIALS COMPANY. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 16(1). https://doi.org/10.18624/etech.v16i1.1295

Most read articles by the same author(s)