Iniciação profissional: uma estratégia para a escolha da profissão
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.281Palabras clave:
Profissão. Orientação. Escolha.Resumen
O presente artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa de campo e bibliográfica, com o objetivo de analisar a importância da orientação profissional na preparação do estudante para o momento de sua escolha profissional. Partiu-se da experiência do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI - que se destaca no cenário nacional no processo de ensino-aprendizagem da Educação Profissionalizante e na responsabilidade sobre as escolhas profissionais de seus estudantes. A orientação profissional é introduzida no currículo do 1° ano do Ensino Médio, valorizando e motivando os estudantes, por meio da disciplina de Iniciação Profissional (IP), que apresenta, em seus módulos, informações do contexto de trabalho de cada área dos cursos técnicos oferecidos pelo SENAI. Partiu-se do questionamento sobre a concretização dos objetivos propostos pela disciplina: auxiliar na orientação do aluno na escolha profissional. Para responder à questão, aplicou-se uma pesquisa com os estudantes para analisar a importância da disciplina. Constatou-se que, com a participação ativa nos módulos de IP, o estudante apresenta mais segurança na escolha do curso técnico que irá frequentar. Percebeu-se, assim, a importância desta disciplina para o desenvolvimento profissional dos estudantes da instituição.Descargas
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Publicado
2014-12-12
Cómo citar
Weiss, M. T. (2014). Iniciação profissional: uma estratégia para a escolha da profissão. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 151–165. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.281
Número
Sección
Cotidiano
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