Inovação e design na trajetória de empresas longevas

Autores

  • Roger Costa Pellizzoni Universidade Federal de Santa Cataria - UFSC
  • Francisco Antonio Pereira Fialho Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.674

Palavras-chave:

Design. Inovação. Gestão de Design. Longevidade Organizacional. Ciclos Organizacionais.

Resumo

A inovação tem sido uma meta a ser perseguida no mundo dos negócios. Novos empreendimentos estão sendo criados tendo a inovação como parte da estrutura central de suas estratégias. A cultura do design como uma ferramenta para alcançá-la, no entanto, tem encontrado dificuldades para se estabelecer em empresas tradicionais, onde modelos de gestão focados na eficiência adquirida após uma longa trajetória de sucesso dificulta, muitas vezes, que o processo inovador possa acontecer e alcançar resultados favoráveis. Este artigo propõe uma leitura, a partir do levantamento de alguns conceitos das áreas de design, inovação, gestão de design e de ciclos organizacionais, de como a inserção da gestão de design pode contribuir na adoção de estratégias que permitiram o reposicionamento de empresas consideradas “longevas”, expandindo a sua atuação no mercado a partir de ações caracterizadas pela inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roger Costa Pellizzoni, Universidade Federal de Santa Cataria - UFSC

Mestrado em Design como foco em Gestão de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2015). Especialização em Design Estratégico pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2013). Especialização em Psicologia na Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2005). Bacharelado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (1999). Profissional com larga experiência e atuação nas áreas de Design e Comunicação de Marcas - Branding. Atuou como consultor em Design para a Inovação e Gestão Estratégica de Novos Negócios em empresas de consultoria e Institutos de Pesquisa de Tendências de Comportamento e de Consumo. Atuou como professor de nível superior nas áreas de Design e Comunicação. É Consultor de Gestão para a Inovação junto à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, através do Instituto Euvaldo Lodi

Francisco Antonio Pereira Fialho, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

graduação em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973) e em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1999), mestrado em Engenharia de Produção - Ergonomia (1992) e doutorado em Engenharia de Produção e Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1994). Atualmente é professor Associado nesta mesma universidade. Possui experiência na área de Engenharia e Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia do conhecimento, mídias do conhecimento, eco-ergonomia, gestao do conhecimento e ergonomia cognitiva.

Downloads

Publicado

2015-05-15

Como Citar

Pellizzoni, R. C., & Fialho, F. A. P. (2015). Inovação e design na trajetória de empresas longevas. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 107–118. https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.674

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)