A tríade preferencial

os produtos audiovisuais mais acessados na plataforma YouTube em 2018

Autores

  • Stefania Bragagnolo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Richard Perassi Luiz de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.18624/etech.v13i1.1092

Palavras-chave:

Mídia on-line, Cibercultura, Comunicação em rede, Audiência digital

Resumo

O objetivo do estudo relatado neste artigo foi descrever de modo categórico os três produtos audiovisuais postados na plataforma digital Youtube que, durante o ano de 2018, foram identificados como os mais acessados por usuários da rede online Internet. Considera-se que adotando-se a abordagem fenomenológica, no estudo do formato e do conteúdo dos produtos audiovisuais mais visualizados na plataforma, foi possível a organização de informações e a composição de conhecimentos sobre o perfil cultural da atualidade e os interesses que motivam grande parte do público que acessa a maior e mais abrangente rede social online de divulgação e visualização da produção audiovisual. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, com etapas exploratória, teórico-bibliográfica e documental, visando relacionar, categorizar e descrever o fenômeno estudado. Por se tratar de um estudo qualitativo e transversal sua abrangência é relativamente restrita e seus resultados são de natureza interpretativa. Contudo, assim como os estudos qualitativo-interpretativos em geral, os resultados aqui apresentados possibilitam a formulação consciente e coerente de hipóteses promissoras para outras pesquisas mais sistemáticas e abrangentes.

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Biografia do Autor

Stefania Bragagnolo, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Design Industrial pela Universidade do Vale do Itajaí (2004). Especialista em Expressão Gráfica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). A formação habilitou a trabalhar com duas modalidades do Design de Produto e Gráfico. Desenvolveu projetos nas áreas de Design com experiências profissionais em empresas, no escritório próprio e como docente na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Participante como pesquisadora no Núcleo de Estudos para Desenvolvimento Econômico Sustentável e Inovação Social (DESIS), grupo de pesquisa CNPq vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente mestranda em Mídia na Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) e pesquisadora CAPES no grupo SIGMO: Significação da Marca, Informação e Comunicação Organizacional pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Richard Perassi Luiz de Sousa

Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP, 2001), com mestrado em Educação (UFMS, 1995), licenciado em Educação Artística e bacharel em Desenho de Propaganda (UFJF, 1984/86). É professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando como pesquisador líder do grupo Significação da Marca, Informação e Comunicação Organizacional (SIGMO/CNPq) e docente nos cursos de graduação em Design e Animação e mestrado e doutorado em Design (pós- -Design) e Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC).

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Publicado

2020-11-30

Como Citar

Bragagnolo, S., & Sousa, R. P. L. de. (2020). A tríade preferencial: os produtos audiovisuais mais acessados na plataforma YouTube em 2018. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 13(1), 159–170. https://doi.org/10.18624/etech.v13i1.1092