DATA-DRIVEN NA INDÚSTRIA DA MODA:
Um estudo da utilização de dados no processo de criação de produto de moda em Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.18624/etech.v14i2.1144Resumo
O desenvolvimento de produtos representa um processo central na indústria da moda, é um conjunto de ações que conectam o mercado, tendências e o comportamento do consumidor com o ambiente industrial, que por sua natureza inovadora precisa ser constantemente aprimorado para aumentar a vantagem competitiva. Neste contexto, uma cultura orientada por dados deve ser promovida e compartilhada entre os vários atores e processos nas diferentes fases do produto. A utilização de uma pesquisa exploratória permitiu aos autores responder o objetivo de identificar como os profissionais da indústria de moda de Santa Catarina utilizam os dados no processo de criação de produto. Após uma análise da literatura existente foram identificadas ações e estratégias que envolvem a cultura data-driven na indústria da moda e posteriormente estas informações foram confrontadas com as respostas obtidas nos questionários aplicados aos profissionais da área de criação de moda. Ao final percebe-se uma predominância pela utilização de dados obtidos no processo de vendas, pouco explorado no que tange os conceitos do data-driven, criando assim uma oportunidade de melhoria quanto ao uso de dados para o processo de criação de produtos de moda.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada à revista. A licença permite o uso comercial.