Internacionalização das instituições de ensino superior

estratégia ou modismo

Autores

  • Elisa Kaspareit Justino SENAI/SC em Joinville

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v2i2.116

Palavras-chave:

Interdependência Global, Internacionalização das IES, Estratégia

Resumo

O objetivo do presente ensaio teórico é analisar os reflexos da interdependência global nas estratégias das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. O fato fundamental do século XXI é a interdependência global. A maior movimentação de pessoas, bens e serviços, idéias e informações impulsionam a procura por educação em todo o mundo e desafia as IES a buscarem a internacionalização não como modismo, mas como estratégia de compartilhamento ou complementariedade de competências, visando à inovação, a melhor preparação de profissionais globalizados e conseqüentemente a sustentabilidade deste tipo de organização. O artigo faz uma breve revisão sobre a interdependência e a sociedade global e suas conseqüências na transformação do trabalho e mercado de trabalho. Apresenta o panorama da educação superior na América Latina e o processo de internacionalização das IES. Conclui-se com as práticas que possibilitam a inserção internacional das IES privadas como estratégia e reflexo positivo da interdependência global, de forma a potencializar o cumprimento da principal missão que é preparar os profissionais para uma sociedade cada vez mais globalizada.

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Biografia do Autor

Elisa Kaspareit Justino, SENAI/SC em Joinville

Nascida em Blumenau, Santa Catarina, graduou-se em Administração de Empresas, em 1984, na FURB (Universidade Regional de Blumenau). Possui especialização em Administração de Recursos Humanos, em 1987, pela FURB e especialização em Gestores de Instituições de Ensino Técnico, em 1999, pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Participou de aperfeiçoamento profissional em Gestão e Administração de Formação Profissional, em 1994, na Alemanha (Deustsche Stiftung für Internationale Entwicklung). É funcionária do SENAI desde 1980. Atualmente é Vice-Diretora do SENAI Joinville, onde atua também como consultora em gestão organizacional. Atuou como docente no curso de pós-graduação em gestão para excelência, do SENAI Florianópolis, na disciplina de metodologia para o ensino superior (elaboração de relatórios de gestão). Foi avaliadora do modelo de excelência em gestão do Prêmio Nacional da Qualidade (ciclos 2004, 2005 e 2006) e avaliadora e instrutora do modelo de excelência em gestão do Movimento Catarinense para a Excelência (ciclos 2005, 2006 e 2007).

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Publicado

2009-12-03

Como Citar

Justino, E. K. (2009). Internacionalização das instituições de ensino superior: estratégia ou modismo. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 2(2), 38–60. https://doi.org/10.18624/e-tech.v2i2.116

Edição

Seção

Artigos de Revisão