Internacionalização das instituições de ensino superior
estratégia ou modismo
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v2i2.116Palavras-chave:
Interdependência Global, Internacionalização das IES, EstratégiaResumo
O objetivo do presente ensaio teórico é analisar os reflexos da interdependência global nas estratégias das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. O fato fundamental do século XXI é a interdependência global. A maior movimentação de pessoas, bens e serviços, idéias e informações impulsionam a procura por educação em todo o mundo e desafia as IES a buscarem a internacionalização não como modismo, mas como estratégia de compartilhamento ou complementariedade de competências, visando à inovação, a melhor preparação de profissionais globalizados e conseqüentemente a sustentabilidade deste tipo de organização. O artigo faz uma breve revisão sobre a interdependência e a sociedade global e suas conseqüências na transformação do trabalho e mercado de trabalho. Apresenta o panorama da educação superior na América Latina e o processo de internacionalização das IES. Conclui-se com as práticas que possibilitam a inserção internacional das IES privadas como estratégia e reflexo positivo da interdependência global, de forma a potencializar o cumprimento da principal missão que é preparar os profissionais para uma sociedade cada vez mais globalizada.
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