Um relato sobre os pilares tecnológicos envolvendo a simulação e a realidade aumentada no aspecto da indústria 4.0 nas organizações
DOI:
https://doi.org/10.18624/etech.v15i1.1184Palavras-chave:
Indústria 4.0; simulação; Realidade Aumentada; qualitativo genérico.Resumo
Este artigo tem como objetivo propor um framework para mapeamento e implementação da simulação e RA com foco na Indústria 4.0. Como método, utilizou-se a pesquisa qualitativa genérica. Quanto a coletas dos dados, foram utilizadas entrevistas com profissionais das áreas de Engenharia de Produto e Processos. Deste modo, investigaram-se esses profissionais e suas percepções sobre o tema pesquisado. Como técnica de exame dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo com o apoio de software Weft QDA. Os resultados apontam que a qualificação da mão de obra, na Quarta Revolução Industrial, deve ser contínua e polivalente. Esse profissional deve ter habilidades transversais que vão além da acadêmica. O impacto social será a mudança na estrutura dos empregos, haverá um ambiente de trabalho menos insalubre. O impacto econômico refletirá na diminuição dos custos e tempos de produção, trazendo um valor agregado a produtos e serviços. A aplicação da simulação nas empresas é mais usual e a realidade aumentada está em fase embrionária nas grandes empresas. A perspectiva futura das tecnologias 4.0 traz uma visão na qual a simulação e RA estão em interconexão com máquinas e processos, gerando, em tempo real, dados armazenados em nuvem, apoiando as tomadas de decisão nas organizações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada à revista. A licença permite o uso comercial.