A importância da economia do conhecimento na era da indústria 4.0: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18624/etech.v15i3.1185

Palavras-chave:

indústria 4.0; economia do conhecimento; nova era industrial; educação inovadora

Resumo

Existe atualmente uma tendência mundialmente crescente de implantação ou de avanço dos princípios característicos da nova era industrial nos mais diferentes setores da sociedade; obviamente, que as organizações de manufaturas e produções industriais serão os primeiros e, não por acaso, os principais setores atingidos pelo advento dessa nova era digital, que está sendo considera como
a Quarta Revolução Industrial a ser vivenciada na história da humanidade. Tal revolução também é conhecida pela terminologia Indústria 4.0. Alinhado a esse contexto, o objetivo deste trabalho de pesquisa é realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a importância da economia do conhecimento na era da Quarta Revolução Industrial, evidenciando os impactos do conhecimento como capital imaterial a favor da manutenção da empregabilidade dos indivíduos da sociedade. De acordo com as informações compiladas neste trabalho de pesquisa, ficou evidente a importância das universidades como agentes impulsionadores do desenvolvimento e da valorização da economia do conhecimento, uma vez que há uma significativa expectativa da sociedade em receber das universidades a qualificação necessária para estar inclusa, na condição de profissionais habilitados e competitivos no mercado de trabalho em consonância com as exigências dos conceitos e princípios da Indústria 4.0.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Nunes de Menezes, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Graduanda em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Cariri - UFCA - Campus de Juazeiro do Norte - CE. Bolsista de Iniciação científica pelo CNPq no projeto de pesquisa "Indústria 4.0: A era da manufatura inteligente e suas consequências econômicas e sociais".

Marcela Cristine de Alencar Lira, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Graduada em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Cariri - UFCA, onde foi bolsista de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, desenvolvendo pesquisas associadas à Indústria 4.0 e bolsista de Iniciação científica pelo CNPq na área de caracterização química, estrutural e reaproveitamento de resíduos de rochas sedimentares provenientes da Bacia sedimentar do Araripe. Possui experiência na área de controle de qualidade de materiais poliméricos reciclados, como PE e PP. Atuou como Vice coordenadora geral do Centro Acadêmico de Engenharia de Materiais da UFCA. Possui certificação White Belt em Lean Six Sigma Manufacturing.

Laédna Souto Neiva, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande (2003), mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande (2007) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande (2011). Tem experiência no desenvolvimento de materiais cerâmicos de dimensão nanométrica para aplicação em processos catalíticos do segmento industrial petroquímico e para aplicação como materiais semicondutores. No momento, desenvolve atividades de pesquisa envolvendo o beneficiamento e a caracterização de resíduos de rochas sedimentares, de composição calcária, provenientes do interior do Ceará, a fim de determinar suas potencialidades de aplicações em atividades de natureza industrial. Desenvolve ainda pesquisas relacionadas ao planejamento de linhas de produções inteligentes associadas com inovações tecnológicas direcionadas à produção industrial. Atualmente, é professora adjunta no curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Cariri - UFCA - Campus de Juazeiro do Norte - CE.

Downloads

Publicado

2022-11-05

Como Citar

Nunes de Menezes, L., Cristine de Alencar Lira, M., Souto Neiva, L. ., & Brasileiro, M. I. . (2022). A importância da economia do conhecimento na era da indústria 4.0: uma revisão sistemática. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 15(3). https://doi.org/10.18624/etech.v15i3.1185