A pesquisa etnográfica como estratégia para inovação
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v4i1.176Palavras-chave:
Etnografia, Inovação, Gestão do ConhecimentoResumo
Diante das transformações em curso na economia, o acirramento da competitividade internacional e a redução drástica no ciclo de vida das inovações, as organizações se vêem forçadas a dar repostas rápidas e eficazes ao mercado. Uma possível intervenção neste sentido é procurar conhecer mais profundamente os consumidores, seus hábitos, a cultura em que estão inseridos, seus desejos, buscando assim, incorporar este conhecimento para a melhoria ou desenvolvimento de novos produtos. Ao possibilitar que o consumidor tenha participação efetiva na parte inicial de concepção do produto as organizações têm maiores chances de êxito com respostas mais precisas a características peculiares relacionadas ao mercado em que atuam, seja local ou global. O objetivo deste trabalho é mostrar o quão importante é elicitar o conhecimento em relação ao consumidor e como a pesquisa etnográfica tem sido utilizada para este propósito, estando aqui à estratégia da organização de obter insights para inovação através da observação dos seus consumidores, relacionando com o seu desempenho no mercado.
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