Estudo quantitativo da percepção da qualidade de vida no trabalho na visão dos professores do curso de administração da UNESC
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v4i1.188Palavras-chave:
Instituições de Ensino, Docentes do Ensino Superior, Qualidade de vida no trabalho, Síndrome de BurnoutResumo
O mundo do trabalho vem passando por transformações que afetam os colaboradores e a sociedade, inclusive os professores universitários. Neste sentido, o tema qualidade de vida no trabalho vem conquistando relevância no cenário social, pois engloba as expectativas, estilos e projetos de vida das pessoas e da coletividade, quando envolvem seu ambiente de trabalho. Sendo assim, realizou-se esta pesquisa, que teve como objetivo caracterizar e analisar os aspectos do estilo e da qualidade de vida de professores do ensino superior, especificamente no Curso de Administração da UNESC. O método de investigação empreendido foi de natureza quantitativa de cunho bibliográfico. Foram acessados artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado, publicados nos bancos de dados informatizados. Buscou-se, também, literaturas no acervo da biblioteca da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. O estudo foi classificado como de campo, exploratório e descritivo, sendo desenvolvido através de procedimentos quantitativos de coleta e análise dos dados, por meio de um questionário composto por 15 questões fechadas. Os participantes foram os professores do curso em estudo, totalizando 41 pesquisados, dos quais, 38 responderam o questionário, perfazendo 93% da amostra. Os resultados apontaram que os professores percebem a qualidade de vida no trabalho de forma positiva, estão satisfeitos com o ambiente de trabalho, e confiam na instituição a qual estão vinculados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada à revista. A licença permite o uso comercial.