Estudo quantitativo da percepção da qualidade de vida no trabalho na visão dos professores do curso de administração da UNESC

Autores

  • Rosane Deoclésia Aléssio Dal Toé UFSC
  • João Henrique Savaris UNESC
  • Roberto Dagostin UNESC

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v4i1.188

Palavras-chave:

Instituições de Ensino, Docentes do Ensino Superior, Qualidade de vida no trabalho, Síndrome de Burnout

Resumo

 O mundo do trabalho vem passando por transformações que afetam os colaboradores e a sociedade, inclusive os professores universitários. Neste sentido, o tema qualidade de vida no trabalho vem conquistando relevância no cenário social, pois engloba as expectativas, estilos e projetos de vida das pessoas e da coletividade, quando envolvem seu ambiente de trabalho. Sendo assim, realizou-se esta pesquisa, que teve como objetivo caracterizar e analisar os aspectos do estilo e da qualidade de vida de professores do ensino superior, especificamente no Curso de Administração da UNESC. O método de investigação empreendido foi de natureza quantitativa de cunho bibliográfico. Foram acessados artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado, publicados nos bancos de dados informatizados. Buscou-se, também, literaturas no acervo da biblioteca da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. O estudo foi classificado como de campo, exploratório e descritivo, sendo desenvolvido através de procedimentos quantitativos de coleta e análise dos dados, por meio de um questionário composto por 15 questões fechadas. Os participantes foram os professores do curso em estudo, totalizando 41 pesquisados, dos quais, 38 responderam o questionário, perfazendo 93% da amostra. Os resultados apontaram que os professores percebem a qualidade de vida no trabalho de forma positiva, estão satisfeitos com o ambiente de trabalho, e confiam na instituição a qual estão vinculados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Deoclésia Aléssio Dal Toé, UFSC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC (1993), Especialização em fundamentos Psicopedagógicos do Ensino, pela Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC(2000), Especialização em gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC(2002), Especialização em Gestão Empresarial pela Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC(2009), . Mestre em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC (2005). Doutoranda em Gestão do Conhecimento no Programa de Pós Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atualmente é professora dos Cursos de Graduação e Pós Graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC e dos Cursos de Pós Graduação do SENAI/SC.

João Henrique Savaris, UNESC

Possui graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior. Graduando em Engenharia de Produção na Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.

Roberto Dagostin, UNESC

Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(2003) Professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC , Brasil

Downloads

Publicado

2011-11-11

Como Citar

Aléssio Dal Toé, R. D., Savaris, J. H., & Dagostin, R. (2011). Estudo quantitativo da percepção da qualidade de vida no trabalho na visão dos professores do curso de administração da UNESC. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 4(1), 90–119. https://doi.org/10.18624/e-tech.v4i1.188