Logística Lean como diferencial competitivo para o setor metalúrgico

Autores

  • Flávio Belli

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.219

Palavras-chave:

Melhoria contínua, Logística, Filosofia lean

Resumo

Este artigo teve como objetivo fazer uma revisão teórica sobre logística lean e analisar os impactos que esta filosofia pode gerar na logística quando aplicada no setor metalúrgico da cidade de Joinville. A metodologia da pesquisa se caracteriza como de natureza básica em relação ao tema abordado. Quanto aos seus procedimentos técnicos, enquadra-se como um estudo bibliográfico, pois tratou de dados e verificações provindas diretamente de trabalhos já realizados do assunto pesquisado. Do ponto de vista dos objetivos, classifica-se como exploratória e descritiva. Quanto aos resultados obtidos neste trabalho, destaca-se, a proposta de conceito de logística lean com foco no atendimento do cliente e a visibilidade dos desperdícios que existe na logística do setor metalúrgico e que oportuniza um direcionamento para a busca da eficiência global. Neste sentido, este estudo permitiu identificar as oportunidades de melhoria que a logística pode obter através da utilização da filosofia lean e mostrou que o setor metalúrgico pode se beneficiar com a utilização de ferramentas lean.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Belli

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. Especialista em Logística Empresarial pela UNIFAE. Experiência como docente universitário das disciplinas de Logística de Suprimentos, Logística de Transporte, Gestão de Projetos Industriais, Gestão da Produção, Gestão de Pessoas, entre outras. Atua na área de planejamento da Tigre S.A Tubos e Conexões, onde desenvolve o projeto do Lean Management.

Downloads

Publicado

2012-09-26

Como Citar

Belli, F. (2012). Logística Lean como diferencial competitivo para o setor metalúrgico. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 129–144. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.219