Melhorando a relação homem versus máquina por meio da intervenção ergonômica: um estudo de caso com aplicação da metodologia 3P
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v7i1.338Palavras-chave:
Melhoria Contínua, Ergonômico, Filosofia LeanResumo
Este artigo tem como objetivo promover a melhoria em uma bancada de teste de estanqueidade por meio da intervenção ergonômica. Nesse sentido, houve necessidade de fazer um levantamento bibliográfico sobre ergonomia aplicada à melhoria contínua dos postos de trabalho, com foco em demonstrar as contribuições que a intervenção ergonômica pode trazer para o setor metalúrgico da cidade de Joinville (SC). A pesquisa enquadra-se como um estudo de caso, com exploração de dados e verificações provindos de uma pesquisa de campo. Do ponto de vista dos objetivos, classifica-se como exploratória e descritiva. Entre os resultados obtidos neste trabalho, destaca-se o modelo de intervenção ergonômica que zerou o problema de Lesões por Esforço Repetitivo (LER), infuenciando na redução do absenteísmo e proporcionando um aumento de produtividade homem/hora em 15%. Já o retorno do investimento feito no posto de trabalho está previsto para 12 meses, o que mostra que melhorar o posto de trabalho não gera grande impacto financeiro. Com esta pesquisa foi possível identificar oportunidades de melhoria na relação homem versus máquina, por meio da utilização dos conhecimentos ergonômicos e aplicando a filosofia lean (manufatura enxuta), oportunizando, assim, ao setor metalúrgico de Joinville, reavaliar seus postos de trabalhos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada à revista. A licença permite o uso comercial.