Simuladores de circuito pneumático como ferramenta de ensino
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.232Palavras-chave:
Software, Simuladores, Eletropneumática, Ensino-AprendizagemResumo
Este artigo tem como objetivo incentivar e orientar os professores de diversas instituições de ensino a utilizar softwares de simulação em aulas de acionamentos pneumáticos e hidráulicos, evidenciando as facilidades em trabalhar e interpretar os circuitos desenvolvidos. Neste estudo, mostra as principais contribuições geradas (com a utilização do software) ao ensino-aprendizagem dos estudantes dos cursos técnicos e superiores, melhorando o aproveitamento e entusiasmo dos mesmos. Através da análise de um circuito eletropneumático desenvolvido com o auxílio de um software de simulação, foram avaliadas as vantagens e desvantagens de trabalhar com simuladores. Os resultados desta análise foram mensurados, por meio da realização de pesquisas de satisfação com alunos do Curso Técnico em Ferramentaria de Moldes (CTFM) 3º semestre e também com alunos do Curso Técnico em Mecatrônica (CTMT) 4ª semestre. Os resultados mostraram que 95 % dos estudantes indicaram melhora na captação do conhecimento com a utilização desta ferramenta, 5 % indicaram que não houve, ou não foram perceptíveis mudanças com a utilização desta ferramenta. Outro método utilizado para avaliar os resultados deste estudo, foi à realização de uma avaliação prática de um circuito eletropneumático, onde neste foi verificado que houve um incremento de 22 % na média geral do CTFM 3º semestre e de 35 % na média geral do CTMT 4º semestre. .
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