Simuladores de circuito pneumático como ferramenta de ensino

Autores

  • Fernando Lisboa Senai
  • Geovane Vieira Senai

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.232

Palavras-chave:

Software, Simuladores, Eletropneumática, Ensino-Aprendizagem

Resumo

Este artigo tem como objetivo incentivar e orientar os professores de diversas instituições de ensino a utilizar softwares de simulação em aulas de acionamentos pneumáticos e hidráulicos, evidenciando as facilidades em trabalhar e interpretar os circuitos desenvolvidos. Neste estudo, mostra as principais contribuições geradas (com a utilização do software) ao ensino-aprendizagem dos estudantes dos cursos técnicos e superiores, melhorando o aproveitamento e entusiasmo dos mesmos. Através da análise de um circuito eletropneumático desenvolvido com o auxílio de um software de simulação, foram avaliadas as vantagens e desvantagens de trabalhar com simuladores. Os resultados desta análise foram mensurados, por meio da realização de pesquisas de satisfação com alunos do Curso Técnico em Ferramentaria de Moldes (CTFM) 3º semestre e também com alunos do Curso Técnico em Mecatrônica (CTMT) 4ª semestre. Os resultados mostraram que 95 % dos estudantes indicaram melhora na captação do conhecimento com a utilização desta ferramenta, 5 % indicaram que não houve, ou não foram perceptíveis mudanças com a utilização desta ferramenta. Outro método utilizado para avaliar os resultados deste estudo, foi à realização de uma avaliação prática de um circuito eletropneumático, onde neste foi verificado que houve um incremento de 22 % na média geral do CTFM 3º semestre e de 35 % na média geral do CTMT 4º semestre. .

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Lisboa, Senai

Pós Graduado em Engenharia de Manutenção Industrial (SENAI – Joinville/SC). Graduado em Processos Industriais – Habilitação em Eletromecânica – (SENAI – Joinville/SC). Atualmente é docente no SENAI – Joinville/SC – nos curso Técnico de Automação Industrial, Ferramentaria de Moldes e Mecatrônica. Atua também como orientador de TCC no Curso Superior em Tecnologia de Mecatrônica, além de, exercer a função de mecânico industrial na Empresa Mexichem Brasil.

Geovane Vieira, Senai

Mestre em Engenharia de Processos, UNIVILLE, Especialista em Engenharia de Automação, SOCIESC, Tecnólogo em Processos Industriais com Habilitação em eletromecânica, UNIVILLE/SENAI. Professor Especialista de Ensino do Núcleo de Automação e Mecatrônica do SENAI, Joinville. Atualmente leciona diversas disciplinas para os Cursos de Pós Graduação e Superiores de Tecnologia em Mecatrônica Industrial, Redes de Computadores e Fabricação Mecânica e também para os cursos técnicos em Automação Industrial e Mecatrônica. Há mais de 10 anos, exerce a função Especialista de Manutenção na Empresa Mexichem Brasil, desenvolvendo e gerenciando diversos projetos de melhorias de processos de Extrusão, Injeção e Sopro. Atua fortemente em projetos de adequação de equipamentos as normas NR 10 e NR12. Realiza consultorias em empresas metal mecânica, automação e de processos da região norte de Santa Catarina, com ênfase em instrumentação e controle de processos automatizados, adequação às normas NR 10 e NR12.

Downloads

Publicado

2012-09-26

Como Citar

Lisboa, F., & Vieira, G. (2012). Simuladores de circuito pneumático como ferramenta de ensino. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 105–114. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.232