Desenvolvimento de uma situação de aprendizagem no processo de recuperação de capacidades não aprendidas pelo estudante
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.272Palavras-chave:
Aprendizagem, Situação de aprendizagem, Prática pedagógicaResumo
Além das mudanças tecnológicas, a sociedade passa por transformações, que reflete também no perfil do estudante da atualidade. Entretanto, a maioria das instituições de ensino ainda emprega o sistema tradicional com sua metodologia ultrapassada ou desatualizada que não proporciona interdisciplinaridade, contextualização de conteúdos e não gera nenhum tipo de estímulo aos estudantes. Desta forma, a educação tem sido foco de grande preocupação, o que tem promovido uma verdadeira revolução na forma com que os docentes estão sendo capacitados. É premente a necessidade de se inovar, lançar mão de novas estratégias de ensino e empregar novas ferramentas pedagógicas. Neste ano implantou-se no SENAI de Jaraguá do Sul uma metodologia diferenciada nos cursos técnicos reestruturados do SENAIsc: as situações de aprendizagem. Uma prática pedagógica que trouxe resultados significativos para os alunos porque contempla atividades desafiadoras, contextualizadas, planejadas e com critérios claros de avaliação. Nesse processo de ensino aprendizagem o educador torna-se, na maior parte do tempo, mediador, e o estudante o responsável pela apropriação do conhecimento em um processo conjunto de trabalho: estudantes, docentes e coordenação de curso e pedagógica. Desta forma, o presente artigo relata uma experiência realizada nos cursos técnicos em vestuário e em produção de moda do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), com a aplicação desta metodologia no processo de apropriação do conhecimento e de avaliação da aprendizagem suplantando os exames para aprovação dos estudantes. Destaca-se, contudo, que os resultados obtidos foram significativos já que garantiram a aprovação de todos os estudantes e satisfação dos que participaram do processo.
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