Desenvolvimento de uma situação de aprendizagem no processo de recuperação de capacidades não aprendidas pelo estudante

Autores

  • Arlete Ehlert de Souza SENAI/SC-Jaraguá do Sul
  • Juliane Maira Bento SENAI/SC-Jaraguá do Sul
  • Lilian Elci Claas SENAI/SC-Jaraguá do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.272

Palavras-chave:

Aprendizagem, Situação de aprendizagem, Prática pedagógica

Resumo

Além das mudanças tecnológicas, a sociedade passa por transformações, que reflete também no perfil do estudante da atualidade. Entretanto, a maioria das instituições de ensino ainda emprega o sistema tradicional com sua metodologia ultrapassada ou desatualizada que não proporciona interdisciplinaridade, contextualização de conteúdos e não gera nenhum tipo de estímulo aos estudantes. Desta forma, a educação tem sido foco de grande preocupação, o que tem promovido uma verdadeira revolução na forma com que os docentes estão sendo capacitados. É premente a necessidade de se inovar, lançar mão de novas estratégias de ensino e empregar novas ferramentas pedagógicas. Neste ano implantou-se no SENAI de Jaraguá do Sul uma metodologia diferenciada nos cursos técnicos reestruturados do SENAIsc: as situações de aprendizagem. Uma prática pedagógica que trouxe resultados significativos para os alunos porque contempla atividades desafiadoras, contextualizadas, planejadas e com critérios claros de avaliação. Nesse processo de ensino aprendizagem o educador torna-se, na maior parte do tempo, mediador, e o estudante o responsável pela apropriação do conhecimento em um processo conjunto de trabalho: estudantes, docentes e coordenação de curso e pedagógica. Desta forma, o presente artigo relata uma experiência realizada nos cursos técnicos em vestuário e em produção de moda do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), com a aplicação desta metodologia no processo de apropriação do conhecimento e de avaliação da aprendizagem suplantando os exames para aprovação dos estudantes. Destaca-se, contudo, que os resultados obtidos foram significativos já que garantiram a aprovação de todos os estudantes e satisfação dos que participaram do processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlete Ehlert de Souza, SENAI/SC-Jaraguá do Sul

Pedagoga com habilitação em Orientação Educacional pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e especialista em Consultoria empresarial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/SENAI) e em Negócios do Vestuário pelo SENAI Blumenau/Jaraguá do Sul. Atuou na área de confecção do vestuário como instrutora de treinamento na empresa Marisol Malhas. Trabalhou também na rede municipal de ensino como docente na educação de adultos. Atualmente é especialista em Vestuário no SENAI de Jaraguá do Sul, onde já lecionou em unidades curriculares relacionadas à tecnologia da costura, tecnologia da confecção, análise de produto, metodologia de projetos nos cursos técnicos e no curso superior de Tecnologia em Produção do Vestuário, assim como coordena e orienta trabalhos de conclusão de curso. Atualmente é Coordenadora dos cursos técnicos em Produção de Moda, técnico em Vestuário e técnico em Modelagem do Vestuário.

Juliane Maira Bento, SENAI/SC-Jaraguá do Sul

Engenheira Eletricista graduada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Especialista em Automação Industrial pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atuou nas áreas de ensaios, assistência técnica e vendas de drives na empresa WEG. Atualmente é especialista em Eletroeletrônica no SENAI de Jaraguá do Sul, onde já lecionou em disciplinas relacionadas à eletrônica, automação e robótica nos cursos técnicos de eletrônica, eletrotécnica e Mecatrônica, no curso superior de Tecnologia em Automação Industrial e no curso de Pós Graduação em Automação Industrial, além de atuar como coordenadora de curso nos cursos técnicos em Eletrotécnica e Mecatrônica e curso Superior em Automação Industrial. Dentro da presente instituição também coordena e orienta trabalhos de conclusão de curso para o curso Superior em Automação Industrial.

Lilian Elci Claas, SENAI/SC-Jaraguá do Sul

Pedagoga com habilitação em Supervisão Escolar, Pós Graduada em Administração de Recursos Humanos (FAE/UNERJ) e em Consultoria Empresarial (UFSC/SENAI). Participou de mais de 1100 h/aula de capacitações e treinamentos empresariais em diversas áreas de formação técnica profissional e de relacionamento interpessoal. Atua, desde 1988, com a formação e o desenvolvimento de lideranças, melhoria das relações humanas, resolução de conflitos, melhoria nos métodos de trabalho e no ensino correto de um trabalho. Atualmente, é instrutora no SENAI-SC, na unidade de Jaraguá do Sul, ministrando as disciplinas de Comunicação Oral e Escrita, Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa e Gestão de Processos. Desenvolve trabalho de Consultoria Empresarial na área de gestão de pessoas e treinamento; orienta TCCs nos cursos Técnicos e de Tecnologia; e, elabora materiais didáticos para os cursos técnicos presenciais e a distância do SENAI.

Downloads

Publicado

2013-04-25

Como Citar

Souza, A. E. de, Bento, J. M., & Claas, L. E. (2013). Desenvolvimento de uma situação de aprendizagem no processo de recuperação de capacidades não aprendidas pelo estudante. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 124–143. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.272