Development of a learning situation in the process of recovery of capacity not seized by the student

Authors

  • Arlete Ehlert de Souza SENAI/SC-Jaraguá do Sul
  • Juliane Maira Bento SENAI/SC-Jaraguá do Sul
  • Lilian Elci Claas SENAI/SC-Jaraguá do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.272

Keywords:

Learning, Learning situation, Pedagogical practice

Abstract

Development of a learning situation in the process of recovery of capacity not seized by the student Apart from technological changes, society goes through transformations, which today also reflects on the student profile. However, most educational institutions still employs the traditional system with its outmoded or outdated methodology that does not provide interdisciplinarity, contextualization of content and does not generate any kind of encouragement to students. Thus, education has been the focus of great concern, which has fostered a revolution in the way that teachers are being trained. It is a pressing need to innovate, make use of new teaching strategies and employ new teaching tools. This year was implemented at SENAI in Jaragua do Sul a different methodology in restructured technical courses at SENAIsc: learning situations. A pedagogical practice that brought significant results for students because it includes challenging activities, contextualized, and planned with clear evaluation criteria. In the process of teaching and learning the educator becomes, most of the time, mediator, and the student responsible for the appropriation of knowledge in a joint process of working: students, teachers and course and teaching coordinators. Thus, this article reports an experiment in technical courses in clothing and fashion production of the National Access to Technical Education and Employment (Pronatec), with the application of this methodology to the process of knowledge acquisition and learning evaluation supplanting the exams for students approval. It is noteworthy, however, that the results were significant since ensured the approval of all students and satisfaction of participating in the process. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Arlete Ehlert de Souza, SENAI/SC-Jaraguá do Sul

Pedagoga com habilitação em Orientação Educacional pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e especialista em Consultoria empresarial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/SENAI) e em Negócios do Vestuário pelo SENAI Blumenau/Jaraguá do Sul. Atuou na área de confecção do vestuário como instrutora de treinamento na empresa Marisol Malhas. Trabalhou também na rede municipal de ensino como docente na educação de adultos. Atualmente é especialista em Vestuário no SENAI de Jaraguá do Sul, onde já lecionou em unidades curriculares relacionadas à tecnologia da costura, tecnologia da confecção, análise de produto, metodologia de projetos nos cursos técnicos e no curso superior de Tecnologia em Produção do Vestuário, assim como coordena e orienta trabalhos de conclusão de curso. Atualmente é Coordenadora dos cursos técnicos em Produção de Moda, técnico em Vestuário e técnico em Modelagem do Vestuário.

Juliane Maira Bento, SENAI/SC-Jaraguá do Sul

Engenheira Eletricista graduada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Especialista em Automação Industrial pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atuou nas áreas de ensaios, assistência técnica e vendas de drives na empresa WEG. Atualmente é especialista em Eletroeletrônica no SENAI de Jaraguá do Sul, onde já lecionou em disciplinas relacionadas à eletrônica, automação e robótica nos cursos técnicos de eletrônica, eletrotécnica e Mecatrônica, no curso superior de Tecnologia em Automação Industrial e no curso de Pós Graduação em Automação Industrial, além de atuar como coordenadora de curso nos cursos técnicos em Eletrotécnica e Mecatrônica e curso Superior em Automação Industrial. Dentro da presente instituição também coordena e orienta trabalhos de conclusão de curso para o curso Superior em Automação Industrial.

Lilian Elci Claas, SENAI/SC-Jaraguá do Sul

Pedagoga com habilitação em Supervisão Escolar, Pós Graduada em Administração de Recursos Humanos (FAE/UNERJ) e em Consultoria Empresarial (UFSC/SENAI). Participou de mais de 1100 h/aula de capacitações e treinamentos empresariais em diversas áreas de formação técnica profissional e de relacionamento interpessoal. Atua, desde 1988, com a formação e o desenvolvimento de lideranças, melhoria das relações humanas, resolução de conflitos, melhoria nos métodos de trabalho e no ensino correto de um trabalho. Atualmente, é instrutora no SENAI-SC, na unidade de Jaraguá do Sul, ministrando as disciplinas de Comunicação Oral e Escrita, Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa e Gestão de Processos. Desenvolve trabalho de Consultoria Empresarial na área de gestão de pessoas e treinamento; orienta TCCs nos cursos Técnicos e de Tecnologia; e, elabora materiais didáticos para os cursos técnicos presenciais e a distância do SENAI.

Published

2013-04-25

How to Cite

Souza, A. E. de, Bento, J. M., & Claas, L. E. (2013). Development of a learning situation in the process of recovery of capacity not seized by the student. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 124–143. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.272

Issue

Section

Cotidiano Cotidiano