Papel do coordenador pedagógico nas instituições de ensino: questões a respeito de sua formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.290Palavras-chave:
Coordenação Pedagógica, Formação inicial, Formação Docente, Formação docente em serviço, Currículo de PedagogiaResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta inovadora de currículo para o curso de pedagogia em uma instituição paulistana no qual a presença de disciplinas específicas para a formação do coordenador pedagógico sugerem conteúdos e instrumental tanto teórico como prático para que futuros pedagogos possam cumprir com qualidade, também, essa função. Para justificar as disciplinas implementadas no referido curso, parte de uma reflexão a respeito dos conteúdos da formação inicial do pedagogo associados à sua função coordenadora e formadora das equipes docentes no interior da escola. Para tal fim, baseia-se em investigações que têm identificado a presença do coordenador pedagógico e suas necessidades reais quanto à formação docente e acompanhamento escolar dos estudantes nas escolas. Ao mesmo tempo, revela a importância das equipes de gestão pedagógica como aspecto fundamental e indicador de qualidade da educação. Aponta, porém, como também identificado em investigações recentes que os conteúdos de ensino associados à identidade e exercício desta função estão ausentes nas formações iniciais dos professores e pedagogos em suas especificidades mais cotidianas.
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