Papel do coordenador pedagógico nas instituições de ensino: questões a respeito de sua formação inicial

Autores

  • Gisela Wajskop Instituto Singularidades/SP

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.290

Palavras-chave:

Coordenação Pedagógica, Formação inicial, Formação Docente, Formação docente em serviço, Currículo de Pedagogia

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta inovadora de currículo para o curso de pedagogia em uma instituição paulistana no qual a presença de disciplinas específicas para a formação do coordenador pedagógico sugerem conteúdos e instrumental tanto teórico como prático para que futuros pedagogos possam cumprir com qualidade, também, essa função. Para justificar as disciplinas implementadas no referido curso, parte de uma reflexão a respeito dos conteúdos da formação inicial do pedagogo associados à sua função coordenadora e formadora das equipes docentes no interior da escola. Para tal fim, baseia-se em investigações que têm identificado a presença do coordenador pedagógico e suas necessidades reais quanto à formação docente e acompanhamento escolar dos estudantes nas escolas. Ao mesmo tempo, revela a importância das equipes de gestão pedagógica como aspecto fundamental e indicador de qualidade da educação. Aponta, porém, como também identificado em investigações recentes que os conteúdos de ensino associados à identidade e exercício desta função estão ausentes nas formações iniciais dos professores e pedagogos em suas especificidades mais cotidianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisela Wajskop, Instituto Singularidades/SP

Socióloga pela Universidade de São Paulo e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Metodologia e Educação Comparada pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É sócia fundadora e Diretora Geral Acadêmica do Instituto Superior de Educação de São Paulo – Singularidades, responsável pelos cursos de graduação em licenciatura de Pedagogia, letras e Matemática, além de cursos de Pós-Graduação lato Sensu e programas de formação continuada. Integra Comitê Científico da Revista Pátio de Educação Infantil – Artmed editoras associadas. Foi Coordenadora de Educação Infantil da Secretaria de Educação Fundamental do MEC, tendo coordenado a política pública do setor no período de 1998 a 2000, responsável pela publicação de diversos materiais, sendo o mais importante o Referencial Nacional para Educação infantil – RCNEI.

Downloads

Publicado

2013-04-25

Como Citar

Wajskop, G. (2013). Papel do coordenador pedagógico nas instituições de ensino: questões a respeito de sua formação inicial. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 50–58. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.290