Os stakeholders e seu grau de influência no setor ferroviário: um estudo na Ferrovia Tereza Cristina – FTC

Autores

  • Maicon Lacerda SENAI DR/SC-Florianópolis
  • Fabiano Pires de Oliveira FUCAP
  • Oscar Pedro Never Júnior FUCAP

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v6i2.300

Palavras-chave:

Ambiente, Organização, Stakeholders

Resumo

O tema estratégia organizacional destaca a importância do conhecimento acerca dos stakeholders para as empresas e do atendimento de suas expectativas. Neste contexto apresenta-se este estudo com o objetivo geral identificar os stakeholders da empresa Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e as influências que eles exercem sobre ela. A pesquisa realizada foi de campo, com predomínio do enfoque quantitativo, apontou como resultado 23 stakeholders do ambiente externo e 3 do ambiente interno, o que demonstra que a empresa está voltada para o ambiente externo do que interno. Quanto ao grau de influência que estes stakeholders exercem sobre a empresa, destacam-se no ambiente interno os acionistas (stakeholder interno) e, no ambiente externo os clientes (transporte de carga) e as mineradoras (stakeholders externos). Quanto à dependência estratégica da empresa sobre os stakeholders, os resultados evidenciaram que a FTC possui uma forte relação de interdependência com seus stakeholders, ou seja, entre os atores envolvidos neste cenário (FTC e stakeholders) existe uma dependência mútua onde a empresa não sobrevive sem os stakeholders e, estes não sobrevivem sem a empresa. Por outro lado, a FTC se mostrou dependente dos órgãos governamentais e dos órgãos reguladores, Agência Nacional de Energia Elétrica e Agência Nacional de Transporte Terrestre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maicon Lacerda, SENAI DR/SC-Florianópolis

Administrador de Empresas e Pedagogo graduado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mestre Administração pela universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). É Lead Assessor na NBR ISO 9001:2008, atuou por mais de cinco anos como consultor de empresas para implantação de sistemas de gestão, examinador da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) nos ciclos de 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012, instrutor, conteudista de cursos à distância e auditor nas áreas de gestão da qualidade, processos e fornecedores. Coordenou o Núcleo de Gestão Empresarial do SENAI/SC em Florianópolis no período de 2009 a 2011. Atualmente é Coordenador de Projetos da Gerência de Inovação e Tecnologia na Direção Regional do SENAI/SC.

Fabiano Pires de Oliveira, FUCAP

Administrador pela universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Licenciado em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e, Pós Gr em MBA-Gestão Empresarial pela Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina e em Metodologia do Ensino da Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Atualmente é professor tutor-externo do Centro Universitário Leonardo da Vinci, analista administrativo e financeiro da Prefeitura Municipal de Braço do Norte e professor titular dos cursos de Administração e Engenharia de Produção da Faculdade Capivari, atuando na área de Estratégia e Gestão as Organizações.

Oscar Pedro Never Júnior, FUCAP

Analista de Sistemas graduado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) no Curso de Ciências da Computação e Pós Gr em Sistemas Distribuídos (UNISUL) e Metodologia do Ensino Superior na Faculdade Capivari (FUCAP). Mestre em Adm. pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Atua como docente na (FUCAP) no Curso de Engenharia de Produção e Adm. com ênfase nas áreas de Sistemas Informação e Lógica de Programação. Participa do comitê de Implantação do Software Livre no serviço Público Estadual. Atualmente, desenvolve pesquisa de Gestão do Conhecimento na Rede de Valor da Defesa Civil de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2013-10-29

Como Citar

Lacerda, M., de Oliveira, F. P., & Never Júnior, O. P. (2013). Os stakeholders e seu grau de influência no setor ferroviário: um estudo na Ferrovia Tereza Cristina – FTC. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 6(2), 01–23. https://doi.org/10.18624/e-tech.v6i2.300