Os stakeholders e seu grau de influência no setor ferroviário: um estudo na Ferrovia Tereza Cristina – FTC
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v6i2.300Palavras-chave:
Ambiente, Organização, StakeholdersResumo
O tema estratégia organizacional destaca a importância do conhecimento acerca dos stakeholders para as empresas e do atendimento de suas expectativas. Neste contexto apresenta-se este estudo com o objetivo geral identificar os stakeholders da empresa Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e as influências que eles exercem sobre ela. A pesquisa realizada foi de campo, com predomínio do enfoque quantitativo, apontou como resultado 23 stakeholders do ambiente externo e 3 do ambiente interno, o que demonstra que a empresa está voltada para o ambiente externo do que interno. Quanto ao grau de influência que estes stakeholders exercem sobre a empresa, destacam-se no ambiente interno os acionistas (stakeholder interno) e, no ambiente externo os clientes (transporte de carga) e as mineradoras (stakeholders externos). Quanto à dependência estratégica da empresa sobre os stakeholders, os resultados evidenciaram que a FTC possui uma forte relação de interdependência com seus stakeholders, ou seja, entre os atores envolvidos neste cenário (FTC e stakeholders) existe uma dependência mútua onde a empresa não sobrevive sem os stakeholders e, estes não sobrevivem sem a empresa. Por outro lado, a FTC se mostrou dependente dos órgãos governamentais e dos órgãos reguladores, Agência Nacional de Energia Elétrica e Agência Nacional de Transporte Terrestre.
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