Modelo de avaliação do desempenho da gestão do setor portuário brasileiro

Autores

  • Maicon Lacerda SENAI, Florianópolis,SC
  • Katherine Helena Oliveira de Matos SENAI, Florianópolis,SC
  • Ismar Henriques Silveira SENAI Florianópolis,SC

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v5i1.259

Palavras-chave:

Modelo de Avaliação, Portos, Gestão, Desempenho, Gesportos

Resumo

O modelo de avaliação do desempenho da gestão do setor portuário denominado de GESPORTOS surgiu da necessidade de se conceber uma ferramenta, capaz de avaliar o nível de maturidade da gestão, a partir de características específicas do setor portuário, embasada em critérios reconhecidos e aceitos como o “estado da arte” da gestão. Este trabalho objetivou estruturar uma avaliação do desempenho da gestão direcionada ao setor portuário, considerando as suas especificidades, embasada em fundamentos reconhecidos e aceitos por organizações de classe mundial. Adotaram-se, como base do modelo, os mesmos fundamentos estabelecidos pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) para o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), entendendo-se estes, como referências universais e aplicáveis a qualquer tipo de organização, independente do seu negócio, porte e características específicas, permitindo assim a comparação com outras organizações de “classe mundial”. Ao adotar os mesmos fundamentos do Modelo de Excelência, assumiu-se que estes são os pilares de sustentação das organizações que buscam a excelência na gestão como essência da sua competitividade, porém percebeu-se a necessidade de uma adaptação dos critérios em função das particularidades do setor, que apresenta características únicas em relação a outros segmentos econômicos. Os resultados obtidos neste trabalho são úteis para a tomada de decisão, melhoria da gestão e aumento da competitividade deste importante segmento.

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Biografia do Autor

Maicon Lacerda, SENAI, Florianópolis,SC

Administrador de Empresas e Pedagogo graduado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mestrando em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). É Lead Assessor na NBR ISO 9001:2008, atuou por mais de cinco anos como consultor de empresas para implantação de sistemas de gestão, examinador da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) nos ciclos de 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012, instrutor, conteudista de cursos a distância eauditor nas áreas de gestão da qualidade, processos e fornecedores. Coordenouo Núcleo de Gestão Empresarial do SENAI/SC em Florianópolis no período de 2009 a 2011. Atualmente é Coordenador de Projetos do Núcleo de Tecnologia e Inovação na Direção Regional do SENAI/SC.

Katherine Helena Oliveira de Matos, SENAI, Florianópolis,SC

Engenheira de Alimentos graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestre em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda em Engenharia de Alimentos pela mesma universidade. É Lead Assessor na ISO 22000:2005, consultora, auditora e multiplicadora do Programa Alimentos Seguros (PAS) – Setor Indústria. Atuou como instrutora e consultora do SENAI SC em Florianópolis para implantação de Sistemas de Gestão para a Segurança de Alimentos. Foi docente do curso de Pós-Graduação MBA em Gestão para Segurança de Alimentos à distância e trabalhou na implementação e em auditorias internas de Sistemas de Gestão de Qualidade e de Segurança de Alimentos em diversas indústrias da área pelo SENAI. Atualmente é Coordena o Negócio de Consultoria em Gestão do SENAI SC e a implantação do Instituto SENAI de Tecnologia – Alimentos.

Ismar Henriques Silveira, SENAI Florianópolis,SC

Engenheiro Mecânico graduado pela Fundação Técnica Educacional Souza Marquez (FTESM) e especialista em Tecnologia da Soldagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como consultor do SENAI/SC em Florianópolis para implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade com base na Norma NBR ISO 9001, Modelo de Excelência da Gestão conforme Critérios de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e Planejamento Estratégico. Coordenador e docente do curso de Pós-Graduação MBA em Consultoria Empresarial. Docente do curso de Pós Graduação em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino e Gestão de Serviços Compartilhados.

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Publicado

2012-10-24

Como Citar

Lacerda, M., de Matos, K. H. O., & Silveira, I. H. (2012). Modelo de avaliação do desempenho da gestão do setor portuário brasileiro. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 5(1), 120–140. https://doi.org/10.18624/e-tech.v5i1.259

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