Modelo de avaliação do desempenho da gestão do setor portuário brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v5i1.259Palavras-chave:
Modelo de Avaliação, Portos, Gestão, Desempenho, GesportosResumo
O modelo de avaliação do desempenho da gestão do setor portuário denominado de GESPORTOS surgiu da necessidade de se conceber uma ferramenta, capaz de avaliar o nível de maturidade da gestão, a partir de características específicas do setor portuário, embasada em critérios reconhecidos e aceitos como o “estado da arte” da gestão. Este trabalho objetivou estruturar uma avaliação do desempenho da gestão direcionada ao setor portuário, considerando as suas especificidades, embasada em fundamentos reconhecidos e aceitos por organizações de classe mundial. Adotaram-se, como base do modelo, os mesmos fundamentos estabelecidos pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) para o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), entendendo-se estes, como referências universais e aplicáveis a qualquer tipo de organização, independente do seu negócio, porte e características específicas, permitindo assim a comparação com outras organizações de “classe mundial”. Ao adotar os mesmos fundamentos do Modelo de Excelência, assumiu-se que estes são os pilares de sustentação das organizações que buscam a excelência na gestão como essência da sua competitividade, porém percebeu-se a necessidade de uma adaptação dos critérios em função das particularidades do setor, que apresenta características únicas em relação a outros segmentos econômicos. Os resultados obtidos neste trabalho são úteis para a tomada de decisão, melhoria da gestão e aumento da competitividade deste importante segmento.
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