O desafio de ensinar práticas de leitura em esferas educacionais

Autores

  • Mary Elizabeth Cerutti Rizzatti UFSC
  • Aline Cassol Daga UFSC
  • Sabatha Catoia Dias UFSC

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.306

Palavras-chave:

Leitura, Práticas de letramento, Projetos de letramento

Resumo

Este artigo constitui uma discussão e base teórica e praxiológica que tematiza a horizontalização das práticas de leitura nos processos de escolarização. Tem como objetivo propor a compreensão do ato de ler sob a perspectiva da erudição, tanto quanto advogar em favor do alargamento dessa perspectiva, de modo a abranger práticas de leitura que têm lugar no cotidiano das sociedades contemporâneas. Defende uma ação educacional em que professores, bibliotecários e gestores assumam o papel de agentes de letramento, desencadeando e implementando projetos de letramento, de modo a fomentar práticas de leitura, na dimensão erudita do ato de ler, tanto quanto em sua dimensão profissional e cotidiana, em atenção às práticas de letramento que caracterizam os estudantes vindos de entornos socioculturais e econômicos diversos, o que implica diversidade nos níveis de escolarização e na natureza do contato com as práticas de leitura. A discussão fundamenta-se teoricamente em estudos do letramento, a partir de autores como Brian Street e Angela Kleiman.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mary Elizabeth Cerutti Rizzatti, UFSC

Graduada em Letras, mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Tem experiência na área de Linguística e Letras, com interesse por estudos sobre ensino e aprendizagem de língua materna, estudos acerca de relações entre cultura escrita, identidade e processos de escolarização, bem como acerca de relações entre práticas sociais de uso da língua e inserção versus mobilidadesocial; atua em temas relacionados a formação de professores de Língua Portuguesa,alfabetismo e usos sociais da escrita.

Aline Cassol Daga, UFSC

Graduada em licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência com revisão e design instrucional de materiais didáticos para cursos de graduação a distância e com tutoria na EaD. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC, integra o Núcleo de Pesquisas em Linguística Aplicada (NELA) e é professora colaboradora na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), onde trabalha com as disciplinas de Alfabetização e Letramento, Análise e Produção Textual e Conteúdos e Metodologias do Ensino da Linguagem no Curso de Pedagogia a Distância.

Sabatha Catoia Dias, UFSC

Graduada em licenciatura e bacharelado em Letras – Língua Portuguesa e mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência com docência nos anos finais do Ensino Fundamental e com tutoria no ensino a distância (EaD). Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC e integra o Núcleo de Pesquisas em Linguística Aplicada (NELA). Seu objeto de pesquisa é leitura, com foco no processo de ensino e de aprendizagem na Educação Básica.

Downloads

Publicado

2012-11-29

Como Citar

Rizzatti, M. E. C., Daga, A. C., & Dias, S. C. (2012). O desafio de ensinar práticas de leitura em esferas educacionais. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 59–70. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.306