O desafio de ensinar práticas de leitura em esferas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.306Palavras-chave:
Leitura, Práticas de letramento, Projetos de letramentoResumo
Este artigo constitui uma discussão e base teórica e praxiológica que tematiza a horizontalização das práticas de leitura nos processos de escolarização. Tem como objetivo propor a compreensão do ato de ler sob a perspectiva da erudição, tanto quanto advogar em favor do alargamento dessa perspectiva, de modo a abranger práticas de leitura que têm lugar no cotidiano das sociedades contemporâneas. Defende uma ação educacional em que professores, bibliotecários e gestores assumam o papel de agentes de letramento, desencadeando e implementando projetos de letramento, de modo a fomentar práticas de leitura, na dimensão erudita do ato de ler, tanto quanto em sua dimensão profissional e cotidiana, em atenção às práticas de letramento que caracterizam os estudantes vindos de entornos socioculturais e econômicos diversos, o que implica diversidade nos níveis de escolarização e na natureza do contato com as práticas de leitura. A discussão fundamenta-se teoricamente em estudos do letramento, a partir de autores como Brian Street e Angela Kleiman.
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