The challenge of teaching reading practice in educational environments

Authors

  • Mary Elizabeth Cerutti Rizzatti UFSC
  • Aline Cassol Daga UFSC
  • Sabatha Catoia Dias UFSC

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.306

Keywords:

Reading, Literacy practices, Literacy projects

Abstract

This article represents a discussion and theoretical and praxeological foundation that describes the level of reading practices in schooling processes. The aim is to propose an understanding of the act of reading from the perspective of learning, as well as advocate for the extension of this perspective, to include reading practices that take place in everyday life of contemporary societies. It supports an educational action where teachers, librarians and administrators assume the role of agents of literacy, triggering and implementing literacy projects in order to promote reading practices, in classical dimension of the act of reading as much as in his professional and everyday dimension in attention to literacy practices that characterize students from different sociocultural and economic environments, which implies diversity in levels of schooling and the nature of contact with the reading practices. The discussion is based on theoretical studies of literacy, from authors like Brian Kleiman and Angela Street. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mary Elizabeth Cerutti Rizzatti, UFSC

Graduada em Letras, mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Tem experiência na área de Linguística e Letras, com interesse por estudos sobre ensino e aprendizagem de língua materna, estudos acerca de relações entre cultura escrita, identidade e processos de escolarização, bem como acerca de relações entre práticas sociais de uso da língua e inserção versus mobilidadesocial; atua em temas relacionados a formação de professores de Língua Portuguesa,alfabetismo e usos sociais da escrita.

Aline Cassol Daga, UFSC

Graduada em licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência com revisão e design instrucional de materiais didáticos para cursos de graduação a distância e com tutoria na EaD. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC, integra o Núcleo de Pesquisas em Linguística Aplicada (NELA) e é professora colaboradora na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), onde trabalha com as disciplinas de Alfabetização e Letramento, Análise e Produção Textual e Conteúdos e Metodologias do Ensino da Linguagem no Curso de Pedagogia a Distância.

Sabatha Catoia Dias, UFSC

Graduada em licenciatura e bacharelado em Letras – Língua Portuguesa e mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência com docência nos anos finais do Ensino Fundamental e com tutoria no ensino a distância (EaD). Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC e integra o Núcleo de Pesquisas em Linguística Aplicada (NELA). Seu objeto de pesquisa é leitura, com foco no processo de ensino e de aprendizagem na Educação Básica.

Published

2012-11-29

How to Cite

Rizzatti, M. E. C., Daga, A. C., & Dias, S. C. (2012). The challenge of teaching reading practice in educational environments. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 59–70. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.306