As competências no projeto educativo, nos programas e nas práticas escolares

Autores

  • Luis Carlos Menezes USP

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.314

Palavras-chave:

Projeto educativo, Redes de conhecimento e de habilidades, Percurso formativo

Resumo

Promover o processo de ensino e de aprendizagem com vistas a ultrapassar o treinamento simplesmente disciplinar e conteudista para envolver o desenvolvimento de competências mais abrangentes ou transversais tem se mostrado um desafio para os professores. O presente artigo se propõe a discutir essa perspectiva e servir de inspiração para se conceberem outros exercícios, em outras disciplinas e áreas do conhecimento, de forma a contemplar o percurso formativo dos alunos, a partir de uma educação humanista e crítica.O projeto educativo das escolas da educação básica deve promover o desenvolvimento de conhecimentos, valores humanos e também competências, que não se restringem e não se limitam à preparação para o trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Carlos Menezes, USP

Docente do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, com graduação na USP, mestrado em nos EUA e doutorado na Alemanha, onde foi professor.Tem sido consultor do Ministério da Educação, sendo co-autor das matrizes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e coordenador dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN e PCN+) para as Ciências da Natureza e Matemática. Seu campo de interesse atual é a concepção de uma educação para a sociedade pós-industrial. É consultor da UNESCO para a elaboração currículos integrados de Ensino Médio e Profissional e membro do Conselho Técnico Científico da CAPES/MEC para a Educação Básica. Publicou livros sobre Física, Formação de Professores, Poemas e sobre a Universidade no Brasil, assim como diversos textos didáticos para a Educação Básica.

Downloads

Publicado

2013-04-25

Como Citar

Menezes, L. C. (2013). As competências no projeto educativo, nos programas e nas práticas escolares. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 59–68. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.314