Plataforma tecnológica de apoio à educação profissional

Autores

  • Eduardo Gonçalves d'Avila Filho SENAI/SC-Florianópolis
  • Luciano Blauth SENAI/SC-Florianópolis
  • Paulo Alberto Macedo Vieira Violada SENAI/SC-Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.316

Palavras-chave:

Educação profissional, Tecnologias da Informação e Comunicação, Tecnologia Educacional

Resumo

O mundo vem passando por mudanças cada vez mais profundas e significativas, estando mais diversificado e interconectado. Vive-se uma era das conexões, de uma sociedade em rede, o que é proporcionado principalmente pela massificação do uso das tecnologias de informação e comunicação. Isto transforma também o mundo do trabalho, exigindo um novo perfil do trabalhador, cada vez menos um repetidor de tarefas e cada vez mais um solucionador de problemas. Isto, aliado ao fato de se presenciar uma nova geração que já nasceu em um mundo digital, exige mudanças no universo educacional, especialmente na educação profissional, tanto no âmbito pedagógico, quanto em um escopo tecnológico. Este artigo apresenta uma proposta de plataforma tecnológica de suporte aos processos de ensino e aprendizagem, com um foco na educação profissional, alinhada às necessidades de formação de um novo profissional, adequado às demandas do mundo atual e futuro. Tal proposta apresenta oito principais elementos: dispositivos de projeção e interação, ambiente virtual de aprendizagem (AVA), banco de recursos didáticos, portfólio digital, ferramentas de comunicação e colaboração, simulações, jogos e acesso remoto a laboratórios. Sua aplicação, sustentada por uma proposta pedagógica adequada, resulta em uma educação profissional mais significativa e alinhada às necessidades do mundo do trabalho atual e futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Gonçalves d'Avila Filho, SENAI/SC-Florianópolis

Graduado em Ciências da Computação (UFSC, 1995), especialista em Gerenciamento de Projetos (SENAI, 2011) e mestre em Engenharia de Produção (UFSC, 2004). Atua desde 1995 em projetos na área de tecnologia da informação e comunicação. Atuou como gestor e docente em cursos técnicos, superiores e de pós-graduação no SENAI Florianópolis. Atualmente é Especialista em Educação no SENAI/SC, atuando na gestão de projetos de educação profissional e na aplicação de recursos tecnológicos à educação.

Luciano Blauth, SENAI/SC-Florianópolis

Técnico em Desenho Industrial, Publicitário, graduado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense e mestrando em Administração pela mesma Universidade. Especialista em Design de Produtos e Didática do Ensino Superior pela Faculdade Parddal. Foi professor nos cursos superiores de Moda e Estilo, Design Gráfico e nos cursos Técnicos de Design, Confecção do Vestuário e Marketing, Publicidade e Propaganda. Pelo SENAI, em 8 anos de envolvimento com a Olimpíada do Conhecimento e o World SkillsCompetition, apresenta em seu currículo 12 medalhas conquistadas como docente treinador nas áreas de Design Gráfico e Web Design. Atualmente é Especialista em Educação no núcleo de Educação do Departamento Regional do SENAI/SC coordenando a Etapa Estadual da Olimpíada do Conhecimento.

Paulo Alberto Macedo Vieira Violada, SENAI/SC-Florianópolis

Graduado em Sistemas de Informação (UFSC, 2006), especialista em Gestão de Segurança da Informação (SENAI, 2009) e pós-graduando em Governança de TI (UFLA). Atua desde 2002 em projetos na área de tecnologia da informação e comunicação. Atuou como instrutor em cursos de qualificação no SENAI/SC-Florianópolis e gestor de tecnologia da informação na Direção Regional do SENAI/SC. Atualmente é Coordenador de Projetos no SENAI/SC, atuando na gestão do projeto de implantação do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados.

Downloads

Publicado

2013-04-25

Como Citar

d’Avila Filho, E. G., Blauth, L., & Violada, P. A. M. V. (2013). Plataforma tecnológica de apoio à educação profissional. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 21–40. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.316