Projeto integrador: uma ferramenta de ensino-aprendizagem em cursos técnicos

Autores

  • Antonio Ricardo Salvador SENAI/SC-Rio do Sul
  • Andresa Jaqueline Toassi SENAI/SC-Rio do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.324

Palavras-chave:

Educação, Projeto Integrador, Aprendizagem, Docentes

Resumo

Frente às características do cenário contemporâneo, o contexto educacional precisa avaliar frequentemente seus métodos de ensino, a fim de adequar-se às exigências sociais. Assim, o SENAI/SC instituiu em sua grade curricular, a elaboração de “Projetos Integradores”. Esta ferramenta didático-pedagógica compreende o planejamento e aplicação de um projeto que englobe as diversas disciplinas do semestre, promovendo a multidisciplinaridade. O intuito desta atividade é o estabelecimento de relações entre teoria e prática, visando, a resolução de problemas e a aplicação do conhecimento adquirido em situações reais. Partindo destas considerações, este artigo tem o objetivo de analisar o papel do projeto integrador no processo de ensino/aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos do SENAI/SC, da cidade de Rio do Sul, segundo as concepções dos docentes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental nos materiais que norteiam o referido instrumento, seguida pela observação e acompanhamento da realização do Projeto Integrador em uma turma. Posteriormente, foi aplicado um questionário, junto aos docentes dos cursos técnicos, a fim de obter dados referentes às suas concepções. Pela observação efetuada e através da análise quantitativa e qualitativa das respostas, pode-se perceber que a maioria dos professores concebe o Projeto Integrador como uma ferramenta de suma importância para o processo de ensino/ aprendizagem, pois, além de ampliar o conhecimento do educando através da ligação entre teoria e prática, serve de incentivo à interdisciplinaridade, estimula o desenvolvimento da criatividade e promove o trabalho em equipe, tanto por parte dos discentes, como também do corpo docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Ricardo Salvador, SENAI/SC-Rio do Sul

Pós graduando em Engenharia de Automação Industrial, pelo SENAI-SC. Também em Gestão Escolar, pela FURB/SAPIENCE. Graduado em Tecnologia em Processos Gerenciais pela UNIASSELVI. Técnico em Eletrônica,pelo SENAISC, Professor do SENAI/SC de Rio do Sul, onde atua desde 2004.

Andresa Jaqueline Toassi, SENAI/SC-Rio do Sul

Mestre em Psicologia pela UFSC.Graduada em Psicologia pela UNIDAVI. Docente do SENAI/SC de Rio do Sul desde fevereiro de 2006, atuando nos cursos técnicos, superiores e de qualificação. Psicóloga Organizacional desde 2005.

Downloads

Publicado

2013-04-25

Como Citar

Salvador, A. R., & Toassi, A. J. (2013). Projeto integrador: uma ferramenta de ensino-aprendizagem em cursos técnicos. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 69–102. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.324