Projeto integrador: uma ferramenta de ensino-aprendizagem em cursos técnicos
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.324Palavras-chave:
Educação, Projeto Integrador, Aprendizagem, DocentesResumo
Frente às características do cenário contemporâneo, o contexto educacional precisa avaliar frequentemente seus métodos de ensino, a fim de adequar-se às exigências sociais. Assim, o SENAI/SC instituiu em sua grade curricular, a elaboração de “Projetos Integradores”. Esta ferramenta didático-pedagógica compreende o planejamento e aplicação de um projeto que englobe as diversas disciplinas do semestre, promovendo a multidisciplinaridade. O intuito desta atividade é o estabelecimento de relações entre teoria e prática, visando, a resolução de problemas e a aplicação do conhecimento adquirido em situações reais. Partindo destas considerações, este artigo tem o objetivo de analisar o papel do projeto integrador no processo de ensino/aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos do SENAI/SC, da cidade de Rio do Sul, segundo as concepções dos docentes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental nos materiais que norteiam o referido instrumento, seguida pela observação e acompanhamento da realização do Projeto Integrador em uma turma. Posteriormente, foi aplicado um questionário, junto aos docentes dos cursos técnicos, a fim de obter dados referentes às suas concepções. Pela observação efetuada e através da análise quantitativa e qualitativa das respostas, pode-se perceber que a maioria dos professores concebe o Projeto Integrador como uma ferramenta de suma importância para o processo de ensino/ aprendizagem, pois, além de ampliar o conhecimento do educando através da ligação entre teoria e prática, serve de incentivo à interdisciplinaridade, estimula o desenvolvimento da criatividade e promove o trabalho em equipe, tanto por parte dos discentes, como também do corpo docente.
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