Educação profissional: um olhar para o que dela transborda

Autores

  • Roberson Polimeni Goes SENAI,PR
  • Cristina Polimeni Polimeni Goes UEL/PR

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.341

Palavras-chave:

Educação Profissional, Perspectivas, Realidade

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar a construção e a visão docente e empresarial da educação profissional brasileira, em âmbitos público e privado, tendo como campus de análise duas escolas públicas, de ensino profissionalizante, do Estado do Paraná e estudos realizados na clientela que procura formação profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Procuramos também fazer um paralelo entre a educação profissional ofertada pela Escola Tecnicista e a que hoje se vislumbra em nossa realidade, embasada pela pedagogia histórico-crítica e como os docentes que atuam frente a essa modalidade constroem e vislumbram o futuro da educação profissional no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberson Polimeni Goes, SENAI,PR

Graduado em Tecnologia Mecânica (UTFPR) e em Pedagogia para Formadores em Educação Profissional (UNISUL), Mestre em Engenharia Mecânica (UERJ), MBA em Gestão Industrial (SENAI/ SC), MBA em Consultoria Empresarial (SENAI/ SC), Técnico Mecânico CEFET/PR). Docente no programa de Pós- Graduação nos cursos Engenharia de Manutenção Industrial (SENAI/ SC), MBA Gestão Industrial (SENAI-SC) e em Lean Manufacturing (SENAI/SC). No SENAI/ PR atua como consultor técnico e instrutor nas áreas ligadas a Metal Mecânico: implantação de manutenção preventiva, TPM, PCM, layout, melhoria de processos (solda, usinagem, estampagem, conformação mecânica, caldeiraria, serralheria, automação), inspetor de solda para qualificação de procedimentos e soldadores, como docente nos cursos técnico-tecnológicos, atua nas modalidades de: metrologia, elementos de máquinas, resistência dos materiais, desenho técnico, manutenção industrial, projetos, pneumática e hidráulica.

Cristina Polimeni Polimeni Goes, UEL/PR

Professora de Língua Portuguesa, graduada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), pedagoga graduada pela Universidade Luterana do Brasil, especialista em Educação Especial e em Gramática Aplicada ao Texto. É professora PDE, em nível de mestrado, em Análise do Discurso de linha francesa, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Paraná. É professora da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná. Coordenou a implantação de cursos profissionalizantes no Colégio Estadual Olavo Bilac – EFMNP, no município de Cambé, estado do Paraná, onde atuou, posteriormente, como coordenadora desses cursos.

Downloads

Publicado

2013-12-10

Como Citar

Goes, R. P., & Goes, C. P. P. (2013). Educação profissional: um olhar para o que dela transborda. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 17–30. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.341

Edição

Seção

Caleidoscópio