Asterisk embarcado

Autores

  • Heron de Almeida Leal Junior SENAI/SC - Florianópolis
  • Job Medeiros de Souza SENAI/SC em Florianópolis
  • Juliano Anderson Pacheco SENAI/SC em Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.35

Palavras-chave:

Telefonia IP, VoIP, PABX Asterisk Embarcado, WLAN, Access Point, IP Telephon, Embedded PBX Asterisk

Resumo

Este artigo aborda uma aplicação que pode prover tanto mobilidade quanto acesso a diversos serviços hoje encontrados em um PABX tradicional. De forma prática, está descrito o procedimento para implementação de um PABX Asterisk embarcado em um access point com uso de licença pública, bem como a escolha de hardware, atualização de firmware, verificação da integridade do conteúdo através de MD5, instalação do Linux, instalação de alguns serviços do Asterisk, configuração de provedor VoIP e, ainda, expansão da memória física do equipamento. O sistema foi instalado em um roteador wireless Lynksys modelo WRT54GL, o qual além de se tornar um servidor de voz, mantém suas características básicas, quais sejam: servidor de DHCP, roteador LAN, roteador wireless e gateway.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heron de Almeida Leal Junior, SENAI/SC - Florianópolis

Técnico em Telecomunicações pela Escola Técnica Federal de Santa Catarina (2000) Telecom. Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações pela Faculdade de Tecnologia do SENAI/SC – Florianópolis.

Job Medeiros de Souza, SENAI/SC em Florianópolis

Graduado em Engenharia Elétrica pela UFSC (1983). Especialista, tendo concluído MBA em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas pela FGV (2002). Possuí experiência profissional no desenvolvimento de softwares para CLPs; desenvolvimento de softwares para equipamentos de Telecomunicações: PABX, DAC, CallCenter, Gravador, Equipamentos de Testes de Centrais. Atualmente atua como coordenador de projetos na TECLAN em Florianópolis e é professor em Cursos de Graduação e pós-graduação no SENAI/SC – Florianópolis.

Juliano Anderson Pacheco, SENAI/SC em Florianópolis

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente atua no departamento de Marketing da Dígitro Tecnologia, na área de Inteligência de Mercado e, também, como Coordenador do curso superior de Tecnologia em Telecomunicações na Faculdade SENAI/Florianópolis. Tem experiência na áreas de Telecomunicações e Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, Redes Convergentes, Análise Estatística de Dados e Geoprocessamento.

Downloads

Publicado

2008-04-12

Como Citar

Leal Junior, H. de A., Souza, J. M. de, & Pacheco, J. A. (2008). Asterisk embarcado. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 1(1), 58–76. https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.35

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)