Formando competência pela conexão interdisciplinar e transdisciplinar por meio de projetos integradores no SENAI/SC
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.29Palavras-chave:
Projeto integrador, Competências, Aprendizagem significativaResumo
Atualmente o SENAI/SC adota a metodologia baseada na educação por competência, e trabalha com Projetos Integradores (PI) nos seus Cursos de Graduação e Técnico como uma ferramenta interdisciplinar e transdisciplinar efetiva para a formação através do princípio “saber fazer”. Os PIs são projetos teórico-práticos apresentado por meio de requisitos que fazem com que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos, com isto desenvolvendo as competências básicas, específicas e de gestão relacionadas ao seu perfil profissional. É uma estratégia de ensino-aprendizagem desenvolvida como um instrumento facilitador no processo e que permite disponibilizar uma proposta padrão de avaliação cognitiva, com regras e procedimentos pré-definidos, que aperfeiçoam e unificam os conhecimentos adquiridos no decorrer do ano letivo. O intuito deste artigo é, portanto, fundamentar o processo ensino-aprendizagem para, a partir de então, apresentar o PI como uma ferramenta efetiva para medir conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos nos Cursos do SENAI/SC.
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