Contribuições da abordagem curricular por competências para uma aprendizagem significativa
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i2.41Palavras-chave:
Competências, Currículo, Práticas educativasResumo
Com o objetivo de integrar as contribuições da abordagem curricular por competências ao processo ensino-aprendizagem no Ensino Superior, discutiremos neste artigo os conceitos de competências que corrobora para um currículo como percurso e caminhada em busca de uma aprendizagem significativa. O profissional do mundo contemporâneo deve ser reflexivo a respeito da inovação tecnológica e também sobre aspectos socioeconômicos, além de flexível e capaz de interagir no mundo globalizado e de tecnologias. Desta forma, o ensino caracterizado por uma prática pedagógica conservadora, repetitiva e acrítica precisa ser substituído por um ensino baseado em uma prática pedagógica inovadora, crítica e ética. Os alunos precisam deixar de ser espectadores passivos do processo educacional para se transformarem em produtores de conhecimentos. A aprendizagem precisa ser significativa, desafiadora, problematizadora e estimulante a ponto de mobilizar o aluno e o grupo a buscar possíveis soluções a serem discutidas e concretizadas à luz de referenciais teórico-práticos. Vivemos na sociedade da informação e do conhecimento onde o vertiginoso progresso científico e tecnológico exige, cada vez mais, a atualização e a profissionalização da sociedade e ditam um ritmo acelerado, onde são necessários maiores níveis de escolarização e competências técnicas e interpessoais, conforme abordaremos aqui.
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