Contribuições da engenharia do conhecimento para a estruturação de sistemas educionais
aplicações utilizando a metodologia CommonKADS
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v11i1.996Palavras-chave:
CommonKADS, Educação, Sistemas Multiagente, Engenharia do ConhecimentoResumo
Para atender às demandas do século XXI, à medida que se sai da sociedade in-dustrial para entrar na sociedade do conhecimento, a educação precisa se adaptar. Neste estudo, a Engenharia do Conhecimento configurou-se como um suporte para a educação, visto que possui uma robusta possibilidade de metodologias que se adequam ao desenvolvimento de sistemas envolvendo tarefas para a gestão do conhecimento. Assim, o objetivo desta revisão sistemática foi identificar nos pressupostos teórico-empíricos as contribuições da metodologia CommondKADS para a estruturação de sistemas educacionais, respondendo à seguinte questão de pesquisa: Como a educação vem utilizando a metodologia CommonKADS para a estruturação de sistemas educacionais? Para tanto, foi realizada uma pesquisa nas bases de dados PubMed, Scopus, Web of Science e Scienc Direct, além dos dados obtidos a partir do Google Scholar. Dos 42 artigos obtidos nas buscas, 18 foram alvo deste estudo, uma vez que atendiam aos critérios de elegibilidade. Embora com poucas pesquisas relatando esta interação, os resultados apontaram diferentes possibilidades no suporte ao processo de ensino e de aprendizagem a partir de modelos explícitos para identificação e representação do conhecimento, bem como uma descrição clara de relações de input-output entre os modelos.
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