Contribuições da engenharia do conhecimento para a estruturação de sistemas educionais

aplicações utilizando a metodologia CommonKADS

Authors

  • Roberto Carlos dos Santos Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cleunisse Rauen De Luca Canto SENAI/SC - Direção Regional - Florianópolis
  • Denilson Sell Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v11i1.996

Keywords:

CommonKADS, Educação, Sistemas Multiagente, Engenharia do Conhecimento

Abstract

To meet the demands of the 21st century, as we move away from industrial society to enter the knowledge society, education must adapt. Industry 4.0 is an example of the approaching changes, as it encompasses the major technological innovations in the fields of automation, control and information technology. This means that we live in a new period in the industrial context. The Knowledge Engineering was configured in this study with a support for the education, since it has a robust possibility of methodologies that are adapted to the development of systems involving tasks of knowledge management. In this context, verifying the use of the CommonKADS Methodology in education was the focus of this systematic review. To do so, a search was made in the databases PubMed, Scopus, Web of Science and Scienc Direct, in addition to the data obtained from Google Scholar. Of the 42 articles obtained in the searches, 18 were the target of this study, since they met the basic requirement: use of CommonKADS methodology in education. Although with few researches reporting this interaction, the results pointed out different possibilities in supporting the teaching and learning process from explicit models for identification and representation of knowledge, as well as a clear description of input-output relationships between the models.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Roberto Carlos dos Santos Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção (UFSC - 1996) e professor do departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Participou da criação e coordenou o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC). É pesquisador nas áreas de engenharia e gestão do conhecimento, governo eletrônico e interdisciplinaridade. É fundador do Instituto Stela. Atua em comissões de assessoria técni-co-científicas (incluindo CAPES, FAPESC, FAPEMIG, IEL, SBGC, OPS/BIREME). Sua produção acadêmica e tecnológica resulta da coprodução com mais de 500 colaboradores e inclui mais de 200 publicações, além de softwarese atividades técnicas de assessoria e colaboração técnico-científica (incluindo organização de diversos eventos).

Cleunisse Rauen De Luca Canto, SENAI/SC - Direção Regional - Florianópolis

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com habilitação em Magistério (1988) e Supervisão Escolar (1989). Fez Curso de Aperfeiçoamento em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (1992) e Formação de Instrutores (1994). Mestre em Psicopedagogia (Clínica e Institucional) pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)(2004). Atualmente é Professora da disciplina de Metodologia do Ensino Superior no MBA Gestão para Excelência e Coordenadora Pedagógica, ambos no SENAIsc Florianópolis. Atua, também, como Professora das disciplinas de Dificuldades de Aprendizagem; Recursos Técnicos, Administrativos e Materiais Pedagógicos; Práticas de Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica do Curso de Psicopedagogia para as unidades Vale, Sul e Litoral do Instituto Catarinense de Pós-Graduação. Possui experiência em educação com ênfase no processo ensino-aprendizagem. Maiores informações no currículo lattes.

Denilson Sell, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade do Vale do Itajaí (1997), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio de doutoramento na The Open University. Professor no Departamento de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Também é diretor e pesquisador no Instituto Stela. Atua nas seguin-tes áreas/temáticas: engenharia do conhecimen-to, gestão do conhecimento, business intelligence, inteligência artificial, ontologias, semantic web, planejamento de sistemas de informações e governo eletrônico.

Published

2018-12-20

How to Cite

Pacheco, R. C. dos S., Canto, C. R. D. L., & Sell, D. . (2018). Contribuições da engenharia do conhecimento para a estruturação de sistemas educionais: aplicações utilizando a metodologia CommonKADS. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 11(1), 3–24. https://doi.org/10.18624/e-tech.v11i1.996