Uso de práticas experimentais alternativas no ensino de física: o laboratório em uma carteira
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.390Palavras-chave:
Ensino de Física, Laboratório de Física, Experimentos de CarteiraResumo
O objetivo deste estudo pretende descrever a elaboração e aplicação de experiências práticas de física na sala de aula do curso superior de Automação Industrial no SENAI CTA em Florianópolis/SC. O estudo foi conduzido durante um período de quatros anos. Todas as experiências foram aplicadas durante o segundo semestre do curso, por um período de duas horas. A inovação da proposta está na possibilidade de operar nos ambientes normais de aula sem estruturas ou implementos específicos operando experimentos simples e de fácil instalação (experimentos de carteira). Relata-se também a experiência anterior no campo da prática de ensino laboratorial na área de atividade experimental e de laboratório alternativo. Observa-se o desempenho dos alunos na resolução de exercícios depois da aplicação das experiências e um questionário aplicado para obter um retorno dos mesmos. Os resultados obtidos com os alunos do curso foram satisfatórios em termos de aprendizado e de compreensão de técnicas aplicativas da teoria física explicada em sala de aula. Os efeitos altamente positivos da aplicação destas atividades experimentais encorajam, para o futuro, o aprimoramento e a divulgação desta experiência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada à revista. A licença permite o uso comercial.