A inovação no processo de internacionalização: um estudo de caso em uma indústria do setor químico do sul de Santa Catarina

Autores

  • Julio Cesar Zilli UNESC
  • Maycon Jhony Elias UNESC
  • Melissa Watanabe UNESC
  • Gisele Coelho Lopes UNESC

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v7i1.429

Palavras-chave:

Inovação, Internacionalização, Indústria Química

Resumo

Em um cenário cada vez mais competitivo, as empresas buscam diferenciais para se destacarem em seu mercado de atuação, sendo que a inovação e a internacionalização surgem como estratégias frente à competitividade internacional. Dessa forma, o presente estudo objetivou identificar o papel da inovação no processo de internacionalização de uma indústria química do Sul de Santa Catarina. Quanto aos fins, à pesquisa caracterizou-se como descritiva e, quanto aos meios de investigação, enquadrou-se como bibliográfica e um estudo de caso. Utilizou-se a técnica qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados uma entrevista em profundidade realizada com o apoio de um roteiro semiestruturado junto ao diretor comercial, gerente de exportação e supervisor de P&D. A indústria química em estudo está internacionalizada via subsidiárias e escritório administrativo no exterior, sendo que a entrada no mercado internacional ocorreu de forma experimental, evoluindo para exportações contínuas e com investimento direto no exterior. Constatou-se que a internacionalização teve como fatores preponderantes a redução dos custos de transação, associados à introdução de um produto sem concorrentes no mercado de destino. A incorporação de uma cultura inovadora faz parte dos projetos da indústria, visualizando a sua importância para a competitividade em seu mercado de atuação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar Zilli, UNESC

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), possui MBA em Gestão Empresarial (2003) e Especialização para o Magistério Superior (2007) pela UNESC e é graduado em Ciências Contábeis (1997) pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Possui experiência de 10 anos como professor nas disciplinas de Introdução ao Comércio Exterior, Legislação Aduaneira, Logística Internacional, Transporte e Seguros Internacionais, Práticas Gerenciais de Exportação e Importação, Negociações Internacionais e Projeto/Trabalho de Curso na UNESC e Escola Superior de Criciúma (ESUCRI). Atua, ainda, há 20 anos, na gestão empresarial, com experiência nas áreas relacionadas ao comércio internacional e na área estratégica, de competitividade, governança inovadora, internacionalização das organizações, gestão e estrutura portuária.

Maycon Jhony Elias, UNESC

É graduado em Administração com linha de formação específica em Comércio Exterior pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atua como analista de Importação em uma empresa no Sul de Santa Catarina, gerenciando todos os processos de importação e participação na elaboração do planejamento estratégico empresarial.

Melissa Watanabe, UNESC

É doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e graduada em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1996). Atualmente é professora pesquisadora da Universidade do Extremo Sul Catarinense e pesquisadora da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia de Produção atuando, principalmente, nos seguintes temas: bioenergia, agronegócio, uso da terra, recursos hídricos, estratégia e desenvolvimento regional.

Gisele Coelho Lopes, UNESC

É mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (2009), especialista em Gestão de Pessoas pela UNESC (2006) e bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela UNESC (2003). É professora do Curso de Administração e Comércio Exterior UNESC e do Curso de Tecnologia em Design de Moda e Estilo do Serviço Nacional de Aprendizagem SENAI/SC em Criciúma. É Coaching Profissional, palestrante e consultora empresarial. Atua nas áreas de gestão da qualidade, gestão da produção, recursos humanos e gestão estratégica.

Downloads

Publicado

2014-10-29

Como Citar

Zilli, J. C., Elias, M. J., Watanabe, M., & Lopes, G. C. (2014). A inovação no processo de internacionalização: um estudo de caso em uma indústria do setor químico do sul de Santa Catarina. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 7(1), 109–128. https://doi.org/10.18624/e-tech.v7i1.429