A inovação no processo de internacionalização: um estudo de caso em uma indústria do setor químico do sul de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v7i1.429Palabras clave:
Inovação, Internacionalização, Indústria QuímicaResumen
Em um cenário cada vez mais competitivo, as empresas buscam diferenciais para se destacarem em seu mercado de atuação, sendo que a inovação e a internacionalização surgem como estratégias frente à competitividade internacional. Dessa forma, o presente estudo objetivou identificar o papel da inovação no processo de internacionalização de uma indústria química do Sul de Santa Catarina. Quanto aos fins, à pesquisa caracterizou-se como descritiva e, quanto aos meios de investigação, enquadrou-se como bibliográfica e um estudo de caso. Utilizou-se a técnica qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados uma entrevista em profundidade realizada com o apoio de um roteiro semiestruturado junto ao diretor comercial, gerente de exportação e supervisor de P&D. A indústria química em estudo está internacionalizada via subsidiárias e escritório administrativo no exterior, sendo que a entrada no mercado internacional ocorreu de forma experimental, evoluindo para exportações contínuas e com investimento direto no exterior. Constatou-se que a internacionalização teve como fatores preponderantes a redução dos custos de transação, associados à introdução de um produto sem concorrentes no mercado de destino. A incorporação de uma cultura inovadora faz parte dos projetos da indústria, visualizando a sua importância para a competitividade em seu mercado de atuação.
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