Técnicas aplicadas em máquinas de recuperação textual

Autores

  • Raphael Winckler De Bettio Summa Technologies do Brasil
  • Alejandro Martins Rodriguez SOCIESC

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v2i1.47

Palavras-chave:

Extração de termos, Expansão de query, Busca textual, Ontologias, Semântica

Resumo

Desde a criação dos computadores o montante de informação arquivada vem crescendo exponencialmente, em consequência foi necessária a criação de ferramentas computacionais que permitissem a recuperação de informação útil em meio às bases de armazenamento. Com esse objetivo em 1950 surgiu um novo campo denominado recuperação textual. O principal objetivo deste artigo é apresentar um resumo das técnicas que fazem parte deste campo de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Winckler De Bettio, Summa Technologies do Brasil

Bacharel em Ciências da Computação formado pela FURB (Blumenau). Mestre em Engenharia da Produção e Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento. pela Universidade Federal de Santa Catarina Atualmente atua como consultor em Tecnologia da Informação na empresa Summa Technologies do Brasil.

Alejandro Martins Rodriguez, SOCIESC

Nasceu em Montevidéu, Uruguai, em 28 de abril de 1963. Sua graduação foi em Engenharia Industrial Mecânica. Seu mestrado é em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Seu doutorado é em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente exerce a função de Coordenador de Desenvolvimento Tecnológico do Laboratório de Ensino a Distância LED-UFSC e professor do curso de Ciências da Computação e Engenharia da Computação da Univali.

Downloads

Publicado

2009-06-03

Como Citar

De Bettio, R. W., & Rodriguez, A. M. (2009). Técnicas aplicadas em máquinas de recuperação textual. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 2(1), 33–48. https://doi.org/10.18624/e-tech.v2i1.47