Convergência entre a comunicação digital e a prática da Educação a Distância

Autores

  • Andreza Regina Lopes da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andreia de Bem Machado Universidade Federal de Santa Catarina
  • Araci Hack Catapan Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.481

Palavras-chave:

Comunicação Digital. Educação a Distância. Bibliometria.

Resumo

A sociedade contemporânea caminha no cerne de uma realidade em que a tecnologia disruptiva vem dominando um novo modo de fazer educação. Uma educação virtual em que a comunicação se faz presente, por diferentes meios e espaços, num movimento em ascendência tecnológica. Neste artigo, o objetivo é convergir a comunicação digital com a prática da Educação a Distância. Para atender a esse objetivo, a metodologia utilizada foi a análise bibliométrica da literatura científica organizada em base de dados online. Como resultado identificou-se a escassez de publicações, empíricas e teóricas, que explicitem a convergência da comunicação digital com a prática de fazer educação na modalidade a distância, indicando, assim, proeminência quanto à necessidade de pesquisas sobre a ontologia do termo – comunicação digital – e a relação deste com as práticas de um outro modo de se fazer educação uma Educação a Distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Regina Lopes da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento com ênfase na área de Mídia do Conhecimento. Especialista em Educação a Distância e em Auditoria Empresarial. Graduada em Administração pela UFSC em 2002. Experiência na área de Educação com ênfase em Educação a Distância (EaD) atuando principalmente nos temas: material didático, projeto, planejamento, desenvolvimento, implementação e avaliação nos cursos a distância. As diferentes atividades desenvolvidas centram-se principalmente como Designer Instrucional (DI) e coordenadora de DI de diferentes projetos na modalidade a distância. Atualmente desenvolve trabalhos e pesquisas na área de Projeto, Metodologia e Design Instrucional para o planejamento, prática, acompanhamento e avaliação em EaD bem como na área de Mídia e Conhecimento.

Andreia de Bem Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento – na linha de pesquisa Mídias e Conhecimento. Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2007). Especialista em Alfabetização (UFSC, 1998). Graduada em Pedagogia (UDESC, 1994). Atualmente é pesquisadora e professora orientadora do Curso de Especialização Lato Sensu em Ensino em Mídias da Educação, no Curso Ensino de Ciências e no Curso Educação para Diversidade com ênfase em EJA. Linha de Pesquisa: ambiente virtual de ensino-aprendizagem, Educação a Distância, novas tecnologias, comunicação.

Araci Hack Catapan, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedagoga e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Mídia e Conhecimento. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência em todos os níveis de Educação. Atua em pesquisa e ensino, com ênfase nos seguintes temas: Educação a Distância (EaD), cibercultura, formação de professores, tecnologia de comunicação digital e objetos de ensino-aprendizagem. Atua nos programas de Pós-graduação da Engenharia e Gestão do Conhecimento e em Educação. É coordenadora do Núcleo de Pesquisa Científica em Educação a Distância CNPq. É coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão – AtelierTCD: tessituras de linguagens.

Downloads

Publicado

2014-12-12

Como Citar

Silva, A. R. L. da, Machado, A. de B., & Catapan, A. H. (2014). Convergência entre a comunicação digital e a prática da Educação a Distância. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 55–70. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.481