Design da experiência com produtos do vestuário a partir da perspectiva do usuário com deficiência motora

Autores

  • Bruna Brogin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vilson João Batista Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Lucia Leite Ribeiro Okimoto

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.558

Palavras-chave:

Design. Experiência de usuário. Vestuário. Pessoas com deficiência motora. Tecnologia assistiva.

Resumo

A deficiência no Brasil atinge 23,9% da população: 7% possuem deficiência motora e, destes, 2,33% possuem um grau severo, sendo usuários de tecnologia assistiva, como cadeira de rodas, muletas, andadores, próteses. Essas pessoas encontram dificuldades nas atividades da vida diária, entre elas na atividade de vestir-se. A experiência com produtos do vestuário não atende suas demandas como seres humanos, impondo-lhes barreiras e dificuldades. Por essa razão, o objetivo deste artigo é revisar a literatura para experiência de usuário quanto à perspectiva humana, e trazer reflexões possíveis para o público com deficiência motora, contribuindo com os designers que projetam centrados no usuário, para que possam atender à diversidade humana a partir de um projeto que desenvolva um produto com usabilidade e ergonomia que favoreça aos usuários autonomia e independência em suas atividades diárias. O estudo apontou a necessidade de levar em conta no projeto as capacidades e debilidades de segmentos humanos como visão, tato, audição, paladar, olfato, sensibilidades químicas e intelecto; tanto no projeto do produto, quanto na comunicação de marca, no ponto de venda e no atendimento pós-compra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Brogin, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Moda com habilitação em Design de Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2011). Especialista em Design Experiencial pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado em Gestão do Design na Universidade Federal de Santa Catarina. Possui experiência na área de Design de Moda, confecção infantil , Tecnologia Assistiva, Design Inclusivo e Universal.

Vilson João Batista, Universidade Federal de Santa Catarina

Vilson João Batista, Dr. Eng., é Professor Convidado da UFRGS, e é colaborador do Grupo de Projeto, Fabricação e Automação Industrial - GPFAI / DEMEC / EE / UFRGS. Vem atuando nesta área com Desenvolvimento de Projeto de Produto com projetos de P & D através de EDITAIS FINEP / MCTI / CNPq, em parceria com Empresas & Universidades. Através de uma Metodologia Interdisciplinar, que envolve pesquisadores alunos de doutorado, mestrado e graduação, realizam-se trabalhos em TEMAS e NECESSIDADES REAIS com desdobramentos de ganhos Acadêmicos, Tecnológicos e Sociais em P & D. Fez sua formação com Pós-Doutorado na Engenharia Mecânica da UFSC 2009. Doutorado pela Engenharia Mecânica da UFSC 1998. Mestrado em Engenharia de Materiais, Metalurgia e Minas da UFRGS 1993. Especialização em Projeto de Produto Desenho Industrial pela PUC-RS 1989. Engenheiro Mecânico pela PUC-RS 1986. Na UFRGS desde 1976 quando ingressou, sempre atuou no Ensino, Pesquisa e Extensão através dos Laboratórios de Ensaios Mecânicos, Instrumentação e Projeto Mecânico. O atual Grupo de Projeto, Fabricação e Automação Industrial - GPFAI do DEMEC pertence a Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Como Professor Convidado do Departamento de Engenharia Mecânica DEMEC, e membro do GPFAI, atua nas linhas de pesquisa em Projeto, Fabricação & Automação Industrial, focando o Ensino, Pesquisa e Extensão como espaços de formação de Recursos Humanos. Atuando com Grupos Interdisciplinares formado por Engenheiros, Designers, Educadores, Saúde - onde desenvolve projetos de máquinas, motores, mecanismos, mobilidade ônibus e veículos alternativos para mobilidade. Considerando a chamada oficial através da Agenda Social SDH/BR 2007, para a política de inclusão; desde julho de 2007, e do Viver sem Limite de 2011, vem atuando em Projetos com Grupos de Trabalho Interdisciplinares no TEMA da TA Tecnologia Assistiva, junto ao PGDesign_Pós - Graduação em Design & Tecnologia_ Mestrado e Doutorado da UFRGS. Neste Curso desenvolve estudos em projeto de produtos com metodologias focadas no atendimento das demandas em TA Tecnologia Assistiva para Pessoas com Deficiências e usuários destas Tecnologias Sociais para inclusão, autonomia e melhora da qualidade de vida.

Maria Lucia Leite Ribeiro Okimoto

Bolsista de Produtividade CNPq PQ2. Realizou Pós doutorado na Technische Universitat München, Fakultät für Maschinenwesen Lehrsthul für Ergonomie de julho/2012 à fev/2013, Alemanha. É doutora na área de Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e RWTH-Aachen, Alemanha (2000). Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Paraná (1983). É professora Associada, nível III, lotada no Departamento de Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Paraná, atuando no curso de Graduação em Engenharia Mecânica da UFPR e nos Programas de Pós-graduação: Engenharia Mecânica (PGMEC) e Design (PPGDesign) da UFPR. Coordena o Laboratório de Ergonomia e Usabilidade (LABERG, UFPR) e atua dentro dos seguintes enfoques: Design, Usabilidade, Ergonomia e CAD 3D.

Downloads

Publicado

2015-05-15

Como Citar

Brogin, B., Batista, V. J., & Ribeiro Okimoto, M. L. L. (2015). Design da experiência com produtos do vestuário a partir da perspectiva do usuário com deficiência motora. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 53–72. https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.558

Edição

Seção

Artigos