Uma abordagem sustentável de design para a indústria têxtil

Autores

  • Renata Vavolizza Universidade Federal do Paraná SENAI Jaraguá do Sul
  • Liliane Iten Chaves
  • Adriano Heemann

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.579

Palavras-chave:

Indústria têxtil. Sustentabilidade. Design têxtil sustentável.

Resumo

Este artigo apresenta possibilidades de inserção de práticas sustentáveis no processo produtivo têxtil, através de uma abordagem sistêmica e sustentável em design, tendo como referência principal o contexto das indústrias têxteis ou de confecção em Santa Catarina. O trabalho é embasado em uma Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS) e de dados coletados em Instituições como SENAI e FIESC. O principal objetivo é realizar o levantamento de literaturas existentes que se relacionam ao tema, buscando teóricos que fundamentem esta pesquisa, e que possam ser aplicadas no contexto explicitado. A indústria têxtil possui especifidades e uma cadeia produtiva complexa, necessitando de uma atenção especial. Como resultado, apresenta-se um levantamento bibliográfico sobre Design para a sustentabilidade no setor têxtil e a identificação de lacunas existentes para novos estudos do tema. A discussão pretende promover subsídios destinados a novos projetos de design para aplicar na indústria têxtil práticas sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Vavolizza, Universidade Federal do Paraná SENAI Jaraguá do Sul

Renata Vavolizza é mestranda em Design pela Universidade Federal do Paraná, possui MBA executivo em Marketing e Criação de Moda pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Instituto Nacional de Pós-graduação (INPG), e é bacharel em Design Industrial pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possui 12 anos de experiência no trabalho de projeto de produto e imagem, atendendo diversas empresas de importância local e nacional através do seu escritório Renata Vavolizza Multicriação. Associa o design ao marketing realizando Projeto de produto para indústria têxtil/moda, Direção de criação em comunicação de moda e Visual merchandising. Além de designer, é Coordenadora de Curso Superior na Faculdade SENAI de Tecnologia e Inovação, em Jaraguá do Sul.

Liliane Iten Chaves

PhD em Disegno Industriale e Comunicazione Multimediale pelo PolitecnicodiMilano (Itália). Sua tese trata do Design para a Sustentabilidade no setor de móveis na Unidade de pesquisa DIS, coordenada pelo Prof. Ezio Manzini. Orientada por Prof. Carlo Vezzoli, desenvolveu estratégias, ferramentas e métodos de suporte ao designer no setor de móveis. Mestre em Tecnologia na UTFPR, com a pesquisa: Parâmetros ambientais no Planejamento de Móveis seriados de Madeira de acordo com Relatos de Designers. Graduada em Licenciatura em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Trabalhou junto ao SENAI/PR, no Centro de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário durante 9 anos. Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense, sendo professora colaboradora do PPGDesign da UFPR.

Adriano Heemann

Graduado em Design de Produto pela UFPR (1999), especialista em Design pelo Carl Duisberg Gesellschaft (CDG) - Alemanha (2001), mestre em Tecnologia pelo CEFET do Paraná (2001-bolsa CAPES), doutor em Engenharia Mecânica pela TU Braunschweig - Alemanha (2005 - bolsa CNPq/DAAD). Realizou pós doutorado no Grupo de Engenharia do Produto e Processo (GEPP) da UFSC (2006 - bolsa CNPq). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Design e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Design da UFPR onde ocupa a função de coordenador. É membro de comitês científicos de periódicos e congressos da área de Design. É líder do grupo de pesquisa Design Colaborativo e Cocriação do diretório do CNPq.

Downloads

Publicado

2015-05-15

Como Citar

Vavolizza, R., Chaves, L. I., & Heemann, A. (2015). Uma abordagem sustentável de design para a indústria têxtil. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 73–90. https://doi.org/10.18624/e-tech.v1i1.579

Edição

Seção

Artigos